São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus lançam títulos nacionais

CRISTINA GRILLO
DA ENVIADA ESPECIAL

A Funarte fechou um acordo para a publicação de peças teatrais brasileiras com as editoras Gallimard (França) e Dia (Alemanha). A Gallimard ainda não definiu quais peças irá publicar. A Dia já escolheu uma: "Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues.
A possibilidade de que "Toda Nudez" também esteja entre as selecionadas pela Gallimard é grande. Márcio de Souza, presidente da Funarte, disse que acertou encenações da peça nos dois países, em julho do próximo ano.
Na Alemanha, a peça será encenada por atores alemães nas ruínas do castelo de Heidelberg.
Pelo acordo firmado com as duas editoras, a Funarte se compromete a apresentar uma seleção de peças contemporâneas já traduzidas. A Gallimard irá fazer uma revisão dos textos para o francês.
Souza chamou o trabalho de apresentação de peças brasileiras no mercado internacional de "Operação Beijo no Asfalto". A Dia já demonstrou interesse em publicar trabalhos de Augusto Boal, Maria Adelaide Amaral, Dias Gomes e Ariano Suassuna.
Souza afirma ter começado entendimentos também com o Philadelphia Museum of Art para a edição de livros com parte do acervo fotográfico da Funarte.
A intenção é publicar dois livros de fotografia brasileira para lançamento no mercado norte-americano. Michael Hoffman, diretor do museu, visitará o Brasil para conhecer o acervo e selecionar o material.
(CG)

Texto Anterior: Veiculação de livro na Net remunera autores
Próximo Texto: Prosa completa esclarece vida e obra de Bishop
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.