São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veiculação de livro na Net remunera autores

CRISTINA GRILLO
ENVIADA ESPECIAL A FRANKFURT

O primeiro leilão de direitos autorais para veiculação de livros na Internet aconteceu ontem na Feira de Livros de Frankfurt, Alemanha.
Maeve Bunchy, autora de "Circle of Friends" e Gregory Rawlings, que escreveu "Moths to the Flame: Seductions of Computer Technology", serão os primeiros escritores a receber pela veiculação de seus livros na rede.
Os valores das negociações não foram divulgados, mas, de acordo com Laura Fillmore, presidente da Open Book Systems (empresa americana que organizou o leilão), ficam na casa "dos milhares de dólares". "Para um primeiro leilão, destinado a um meio ainda inexplorado, os valores foram bastante expressivos", disse.
O leilão, como não poderia deixar de ser, foi feito via Internet.
Desde o início de setembro, as propostas vinham sendo enviadas para a Open Book Systems, que as encaminhou aos editores. A página da Open Book na rede recebeu cerca de 15 mil acessos.
A empresa alemã Qbic Creative Solutions ficou com os direitos do livro de Rawlings. O comprador dos direitos de "Circle of Friends" só será conhecido hoje.
Christine Green, agente de Bunchy, aguardava a chegada da autora a Frankfurt para fechar o contrato.
A Qbic apresentou uma proposta que prevê a participação de um patrocinador para a veiculação do livro. A apresentação gráfica da obra na Internet vai incluir o logotipo do patrocinador.
"Nossa idéia inicial era cobrar o acesso aos usuários, mas isso quebraria o princípio básico da Internet, que é o de livre acesso. Optamos pelo patrocínio", disse Pascal Morgan, diretor da empresa.
A proposta da Qbic prevê também a inclusão de acessos a várias outras páginas que tenham assuntos ligados ao do livro de Rawlings.
Christine Green explicou que a proposta que será apresentada a Bunchy prevê a utilização de "Circle of Friends" como material didático para o ensino do idioma inglês. "O que mais nos interessa é aumentar o número de leitores para os trabalhos de Bunchy. A Internet não atrapalha, ajuda".
Fillmore afirmou que há um outro modelo de patrocínio para a veiculação de livros via Internet sendo analisado, que prevê ao patrocinador pagar o autor com base no número de acessos ao texto.
"Esse é um modelo que agrada ao patrocinador, que não precisa gastar muito dinheiro de uma só vez", explicou.
Endereço da feira de Frankfurt na Internet: www.frankfurt-book-fair.com

Texto Anterior: Visitante pode ficar com obra da Bienal
Próximo Texto: Europeus lançam títulos nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.