São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A invenção vira sonho

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

A importância de "The Lodger" (Bravo Brasil, 16h e 0h) não é apenas histórica. É o primeiro suspense típico de Hitchcock, com hoje clássica transferência de culpa para um inocente e a necessidade deste de encontrar o verdadeiro culpado.
Mas este filme de 1926 tem uma clareza de ambientação e desenvolvimento, ao contar a história de um estrangulador londrino, que já revela o narrador soberbo que foi Hitchcock. Mesmo quem não é fã de filmes mudos deixa-se envolver pela narrativa.
Em outra ponta, "O Máskara" (Fox, 21h e 23h) é a modernidade. O uso das trucagens não é um abuso, na passagem do personagem dos quadrinhos para o cinema.
É uma espécie de desenho animado com personagens de carne e osso. As transformações do Máskara são soberbas, neste filme que confirmou o talento de Jim Carrey como ator.
E o humor garante a diversão da garotada (sem que os pais que vejam o filme ao lado dos filmes venham a se aborrecer).
São dois momentos de invenção do cinema como sonho, cada qual à sua maneira. (IA)

Texto Anterior: Agora não tem perhaps: ou é túnel ou é creche!
Próximo Texto: Cultura visita sets da safra 95/96 de filmes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.