São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa será internado amanhã para cirurgia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Vaticano anunciou ontem que o papa João Paulo 2º, 76, será internado amanhã para uma cirurgia de apendicite, que deve resolver os problemas intestinais que ele tem tido desde dezembro passado.
O Vaticano não informou quando o papa será operado. Segundo a imprensa, a cirurgia deve ocorrer na segunda ou na terça.
Esta será sua sexta internação na clínica Gemelli desde o início de seu pontificado, em 1978.
A imprensa italiana especula sobre a verdadeira razão da operação. Na quinta-feira, o Vaticano negou informação divulgada por uma agência de notícias de que o papa teria um novo tumor.
Em 1992, médicos retiraram um tumor benigno no cólon (parte do intestino grosso) de João Paulo 2º.
O jornal "La Repubblica" afirmou que o problema do papa pode ser um bloqueio intestinal causado por cicatrizes da operação de 1992.
Mal-estar
João Paulo 2º teve vômitos, febre e problemas gastrointestinais nos últimos meses. Segundo Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano, os médicos teriam atribuído as indisposições a uma bactéria e que o papa faria vários exames.
Segundo a agência de notícias italiana "Asca", nos exames pré-operatórios de rotina o papa teria se recusado a fazer uma endoscopia -um exame em que se observa estômago, intestino ou abdômen do paciente por meio de um tubo muito fino com uma espécie de microcâmera em sua ponta, introduzido pela boca ou ânus.
O pontífice receberá anestesia geral. Um dos médicos da Gemelli disse que a equipe que irá operá-lo está dividida em relação à melhor técnica para fazer a cirurgia. Segundo ele, a anestesia geral é arriscada por causa da idade e das várias intervenções cirúrgicas a que o papa já foi submetido.
Desde que assumiu o pontificado, João Paulo 2º foi vítima de um atentado, retirou um tumor, sofreu uma luxação no ombro esquerdo após cair durante uma audiência e fraturou o fêmur direito ao cair no banheiro.

Texto Anterior: Presidente russo destitui seis generais
Próximo Texto: Líder sérvio ameaça boicotar Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.