São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colombianos financiam barcos

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TABATINGA

O pescador Ildebrando Nascimento de Sá possui dois barcos financiados por comerciantes colombianos. A Agência Folha acompanhou o desembarque, feito por Sá no porto de Tabatinga, de um pirarucu de 110 quilos.
O pescador deixou o peixe no frigorífico Pirarucu, em Letícia, como parte do pagamento dos motores, que ainda não acabou de quitar. Sá não revelou quanto deve, nem quanto já pagou da dívida.
O pescador Sabbá Oliveira também desembarcou, no mesmo dia, 700 quilos de surubim.
A maior parte do peixe, segundo ele, foi adquirida de pescadores, na beira do rio, por até R$ 1,00 o quilo.
Parte do peixe, o pescador teve de deixar com o Frigorífico Amazonas, que lhe havia adiantado o gelo. Outra parte, entretanto, ele preferiu vender ao Frigorífico Diz Pez Mar, que pagou em dinheiro R$ 2,00 por quilo.
O gerente do frigorífico Diz Pez Mar, um dos maiores de Letícia, Luiz Alvarez, disse que os colombianos "ajudam" os pescadores brasileiros a comprar seus equipamentos. Segundo ele, os donos do frigorífico vivem em Bogotá.
"Há vantagens para os dois lados. Nós financiamos os pescadores brasileiros e eles se comprometem a vender para nós", afirmou.
(AM)

Texto Anterior: Pescador quer quitar dívida
Próximo Texto: As lições da Cosipa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.