São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exigência de qualificação cai

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A emenda que mais incomodou o autor do novo projeto de LDB, senador Darcy Ribeiro, foi a que diminuiu a exigência de formação de professores universitários.
No texto original, uma universidade teria de ter a maioria (mais de 50%) dos docentes com título de mestre ou doutor. A emenda aprovada, de autoria de Antonio Carlos Magalhães, exige apenas uma maioria com especialização.
O ministro Paulo Renato considera que isso não é problema, pois o Conselho Nacional de Educação poderá fixar outras normas.
Mas a questão divide as universidades. O presidente do Crub (Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras), José Martins Filho, afirma que "as universidades públicas e as particulares que estão interessadas em qualidade são todas a favor da exigência de mestrado e doutorado".
O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras (de universidades privadas), Edson Franco, diz que não é possível cumprir essa exigência nas regiões Norte e Centro-Oeste. "70% dos doutores e 52% dos mestres estão no eixo Rio-São Paulo", afirma.
(FR)

Texto Anterior: Centro vai custar R$ 1 milhão
Próximo Texto: Cientologia foge de polêmicas no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.