São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Oferta no ABCD sobe 114% em 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem muito alarde, o mercado imobiliário das cidades da região do ABCD (Grande São Paulo) apresentou notável crescimento nos últimos dois anos.
Segundo levantamento do Datafolha, a oferta de apartamentos novos nas quatro cidades da região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema) cresceu 114% desde 1994.
Naquele ano, eram ofertadas, em média, 648 unidades por mês. De janeiro a agosto deste ano, essa média atingiu 1.387.
Já as vendas apresentaram uma evolução menos acentuada. A média, em 1994, era de 75 negócios fechados ao mês. Neste ano, é de 117 -um crescimento de 56%.
Na verdade, os lançamentos imobiliários se concentram em duas cidades. São Bernardo teve, em média, 646 ofertas por mês nos primeiros oito meses de 96, e Santo André, outras 471.
A média de Diadema foi de 164 unidades por mês, e a de São Caetano não passou de 106.
Sem estardalhaço
O crescimento do mercado imobiliário do ABCD ocorre sem estardalhaço. Não há estouro de vendas nem lançamentos de porte.
Os incorporadores da região apostam nos compradores de classe média, oferecendo unidades "compactas" -que abrigam três quartos em 70 m2.
Os apartamentos de dois e três dormitórios representam a quase totalidade das ofertas na região. Chegam a 85% do total.
Entre as vendas, a supremacia desses dois tipos é ainda mais destacada -somam 97,8% do total.
Apesar do crescimento dos últimos dois anos, o ritmo das vendas continua moderado. A velocidade média de vendas em 96 é de 8,4% (inferior aos 11,6% de 94).
As vendas são alavancadas, eventualmente, pelas cooperativas habitacionais, que atingem famílias de renda média e baixa.
Em maio, por exemplo, um empreendimento desse tipo, com 124 unidades vendidas, ajudou a elevar a velocidade de vendas em São Bernardo do Campo para 21,7%.

Próximo Texto: Classe média caracteriza região
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.