São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paisagem valoriza apartamento em 10%

HELOIZA DE CARVALHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A visão propiciada por uma janela representa item importante na hora de comprar ou alugar um imóvel -áreas verdes e paisagens bonitas funcionam como atrativo no mercado imobiliário.
"Uma boa paisagem pode garantir a venda de um apartamento, enquanto a vista de um cemitério ou de uma favela derruba o preço", diz o consultor Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro.
Uma boa vista aumenta o poder de barganha e também representa maior liquidez na comercialização de um imóvel.
"O dono de um imóvel com uma vista interessante pode negociar pelo preço real do bem", diz o consultor João Freire D'Ávila. "Isso significa um ganho mínimo de 10%, só por conta da paisagem."
O empresário Agnaldo Serra Júnior, 60, confirma a tese. "A compra do meu imóvel foi influenciada em 70% pela vista".
Com visão para o parque Ibirapuera, os espigões da avenida Paulista e os contornos da cidade, o apartamento de Serra Júnior, na Vila Nova Conceição, é um exemplo também de velocidade em negócios. "Comprei logo porque sabia da valorização que o imóvel ganha com uma vista desse tipo."
O presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Roberto Capuano, concorda. "Uma boa paisagem pode até não influir no preço, mas atrai compradores e acelera a venda."
"Afinal, todos querem um bom horizonte para apreciar".
Por outro lado, a vista que aumenta o preço do imóvel também pode fazê-lo cair.
É o que diz a empresária Lilian Machado Fracalanza, 45, moradora do Morumbi. Da janela de seu apartamento de três quartos e 180 m2, ela tem a visão das favelas do Sapo e Paraisópolis. "Sei que, infelizmente, isso leva o preço lá para baixo."
Segundo estimativa de Capuano, a desvalorização de imóveis causada por vistas desagradáveis (janelas de prédios, cemitérios e favelas) pode chegar a até 15%.
"Por isso, os impulsivos, que fecham negócio em poucos segundos, devem ver, literalmente, o que estão fazendo", diz D'Ávila.
Insegurança
Sem um plano de urbanização racional, São Paulo sofre da "insegurança das vistas", diz o historiador Benedito Lima de Toledo.
"Na verdade, quem tem uma boa vista em São Paulo acaba tendo um valor que está permanentemente em risco", conta.
Toledo lembra a história do bairro do Brooklin (zona sul). "Com a ocupação desordenada, o que antes era uma vista magnífica -ia até o Morumbi- se transformou em um mar de prédios."

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Arquitetos criam artifícios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.