São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Tenho um terreno de 12 m por 33 m onde pretendo construir, começando pela edícula."
Mauro C. Nadai, 30, assistente de qualidade - Cerquilho - SP
Resposta
"A proposta é uma edícula localizada nos fundos do terreno. Na parte interna, é composta de sala, quarto, banheiro e cozinha/área de serviço. Na externa, de varanda e garagem. O restante do lote fica liberado para a construção principal, a ser feita posteriormente.
A sala fica na parte central, facilitando o acesso às demais dependências. A cozinha possui balcão de apoio, que a separa da sala.
O tanque e o espaço para a máquina de lavar localizam-se em um nicho no canto da cozinha.
A construção possui uma janela abaixo da cumeeira do telhado, que prolonga-se por toda a casa, a fim de permitir a incidência de luz solar em todos os ambientes.
Assim, são eliminados problemas que a umidade pode causar em ambientes sem luz natural.
A construção deve ser feita com alvenaria de tijolos, com acabamento em massa fina e pintura com tinta látex, telhas de barro, vigas de madeira -que poderão ser expostas nas áreas externas- e forro com mantas isolantes para os cômodos. Deve-se optar por portas e janelas de madeira e pisos cerâmicos em toda a casa."

Marcelo Katsuki, 29, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: "Leasing" de imóveis no SFH
Próximo Texto: Paisagem valoriza apartamento em 10%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.