São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

REELEIÇÃO MAIS CARA

A prometida ofensiva do prefeito paulistano, Paulo Maluf, contra a emenda que autoriza a reeleição pode estar tendo, no momento, o seu peso sobredimensionado.
É óbvio que, se Maluf estivesse a favor, a emenda da reeleição seria aprovada com enorme facilidade, considerando-se que a oposição a ela ficaria reduzida aos partidos de esquerda, minoritários, e a grupos igualmente minoritários do PMDB.
Mas o governo pode conseguir a maioria de três quintos, necessária para a aprovação de qualquer emenda constitucional, mesmo sem os 95 votos do PPB de Maluf, se é que o prefeito controla todos eles.
Para dar cores um pouco mais fortes à hipótese de rejeição da emenda, surgiram queixas também do PFL contra o habitual destempero do ministro Sérgio Motta.
O senador Antonio Carlos Magalhães, principal líder pefelista, parece temer que, uma vez aprovada a emenda da reeleição, Motta sinta-se livre para alvejar seus próprios aliados do PFL, com os quais a convivência nem sempre é tranquila.
Mas os queixumes do PFL precisam ser colocados na perspectiva correta. O partido não dispõe de uma candidatura própria, alternativa à de FHC. Logo, a possibilidade de continuar no poder, sua incontrolável vocação, depende de Fernando Henrique Cardoso poder concorrer de novamente e, é claro, vencer.
Do contrário, o mais provável é que o PFL sofra o que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (do próprio partido, aliás), chama de "lipoaspiração" por parte de Maluf.
Nesse caso, Maluf seria a única perspectiva de poder disponível, no campo ideológico em que se situa o PFL. Logo, tenderia a atrair muitos pefelistas, enfraquecendo as atuais lideranças do partido.
Por tudo isso, parece mais lógico considerar que o projeto de reeleição esteja sofrendo abalos apenas relativos como consequência do pleito municipal. Pode, sim, ter aumentado o preço político ou fisiológico que deverá ser cobrado do presidente para vê-la aprovada.

Próximo Texto: JUSTIÇA ELEITORAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.