São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Timor Leste; Arauto sincero; Barril de pólvora; Fritura preocupante; Falta de atenção; Ajuda aos argentinos; Preconceito religioso; Protesto; Homossexualismo; Parreira

Timor Leste
"Tomei conhecimento da carta do poeta Régis Bonvicino ('Painel do Leitor', 4/9) e muito agradeço ao subscritor e à Folha, por a ter publicado.
Tal como o poeta Pessoa afirma e o poeta Bonvicino relembra, 'a língua é a nossa pátria'.
E porque a minha pátria, Timor Leste, encontra-se invadida, ocupada e violada até no seu direito de utilizar a língua portuguesa, está a ser estruturado, aí no Brasil, um movimento cívico, suprapartidário e ecumênico, 'Liberdade para Xanana (líder da resistência timorense) -Liberdade para Timor'."
Roque Rodrigues, embaixador de Timor Leste em Angola e representante da Resistência de Timor Leste em Portugal (Angola)

Arauto sincero
"Proponho uma reflexão diferente a Valdo Cruz em relação a seu artigo de 3/10.
Será o PSDB um partido contraditório o suficiente para ter mais de uma face? Não creio.
Sérgio Motta é o arauto mais sincero do PSDB. Sua frase publicada na mesma data e página seria um epíteto. 'Nós preferimos o poder'.
Reside aí a chave para entender a aparentemente esdrúxula coligação PSDB-PFL. Aparente, pois ambos submetem qualquer outro aspecto, mesmo o ideológico, pelo apego ao poder.
Foi fácil para o PSDB assumir o fisiologismo do PFL porque há o consenso primordial do poder acima de tudo.
Sérgio Motta é o PSDB que assume seus pecados."
Démerson Dias (São Paulo, SP)

Barril de pólvora
"Em lugar da tese de reeleição, os governistas deveriam se preocupar com o verdadeiro barril de pólvora que é a questão do Movimento dos Sem-Terra e com a miséria que assola o país."
Luiz Fernando de F. Ávila (Rio de Janeiro, RJ)

Fritura preocupante
"A imprensa está noticiando o processo de 'fritura' do sr. Jatene. Isso é muito preocupante. A sociedade, ainda que a contragosto, engoliu a infeliz CPMF (imposto do cheque) na suposição de que o dinheiro daquela extorsão fosse gerenciado pelo dr. Jatene.
Talvez tenha sido o primeiro caso de 'tributo personalíssimo': vinculada sua aplicação a determinado agente público.
Fosse outro o titular da Saúde, seria a CPMF aprovada? Você pagaria a CPMF para ser usada pelo sr. Inocêncio de Oliveira ou pelo Serjão?"
Adilson de Almeida Vasconcelos (Brasília, DF)

Falta de atenção
"Quero registrar a minha preocupação com a falta de atenção que o jornal tem dado aos problemas reais de São Paulo e do país.
O que se vê são reportagens intermináveis de cunho político, muitas com posição tendenciosa, em geral pró-PT."
Mario Arcangelo Martinelli (São Paulo, SP)

Ajuda aos argentinos
"Como trabalhador da indústria metalúrgica no ABC, fiquei revoltado ao saber que aquela pessoa que se considera o maior defensor de nossos empregos acaba de dar um 'empurrãozinho' para os trabalhadores argentinos.
Vicentinho, presidente da CUT, acaba de comprar, com orgulho, o primeiro carro da sua vida: um Escort 1.8 GLX. Será que ele não sabia que esse carro é 'made in Argentina', e somente comercializado pela Ford do Brasil?
Enquanto isso, os funcionário da Ford do Brasil estão com os telefones bloqueados para ligações externas, por medida de economia, porque o Fiesta 'made in Brazil' não está vendendo."
Armando Farhate (São Paulo, SP)

Preconceito religioso
"Com referência à carta do leitor Mohamad Ahmad Abou Fares ('Painel do Leitor', 25/9), revelo meu total repúdio ao preconceito religioso nela contido.
Generalizações do tipo 'os maiores capitalistas e magnatas do mundo são judeus' são inaceitáveis, e figuras como Sobel, Levin, Pinsky e Bloch não podem ser desrespeitadas como o foram pelo missivista.
Os muçulmanos devem possuir o direito ao mesmo espaço que foi cedido pela Folha aos judeus. Mas tentar conquistar esse espaço à força, sem inteligência e com base no ódio, 'come on', pelo amor de Deus!"
Waldir Barros Fernandes Jr. (São José do Rio Preto, SP)

Protesto
"Há 90 dias mandei fax seguido de carta à Columbia University Press, de Nova York, protestando contra o uso indevido de foto de cena do meu filme 'Aleluia, Gretchen' no livro de autoria dos srs. Randal Johnson e Robert Stamm, 'Brazilian Cinema' (1995).
No fax-carta enviado não me anima discutir a injustificável decisão dos srs. Johnson e Stamm em omitir exemplarmente meu cinema, constituído de 35 filmes e detentor de 56 prêmios nacionais e internacionais.
Ainda que haja esse virtual 'desinteresse' dos autores por minha obra, ela é suficientemente conhecida por eles, que à pág. 110 souberam 'piratear' uma foto do meu filme 'Aleluia, Gretchen', do qual sou também o produtor.
Além de omitirem o crédito dela, cujo autor é o fotógrafo Sérgio Sade, grafaram errado o título do filme, escamoteando até o nome de seu diretor, Sylvio Back.
A foto citada ilustra totalmente fora de contexto artigo que não é de minha autoria nem se refere ao filme."
Sylvio Back, cineasta (Rio de Janeiro, RJ)

Homossexualismo
"Li o artigo de Carlos Heitor Cony 'Homens são homens' (2/10), em que considera que o ato de homossexualismo, em si mesmo, não é caso de o mundo vir abaixo e indaga por que as pessoas ainda se escandalizam se há no Congresso projeto visando a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo.
Homossexualismo sempre houve, desde que o mundo é mundo, como todas as demais distorções a que o homem se entrega, por disfunções ou por paixões na busca de prazer sem responsabilidade e sem nenhum conteúdo moral.
É bom lembrar que moral está para o homem como a ecologia está para a natureza infra-humana. Nem o Congresso pode mudar isso."
José Carlos Graça Wagner (São Paulo, SP)
*
"Para este assinante, Cony é leitura obrigatória. Também concordo com o articulista quando ele diz que não há razão para o mundo vir abaixo ('Homens são homens', 2/10).
Entretanto encaro com tristeza o destino do coronel, pois ele optou por um caminho sem retorno. Há inúmeras histórias de 'ex-maridos', 'ex-militares' e outros 'ex'. Não se tem, contudo, notícia de nenhum 'ex-bicha'.
Se o coronel é um 'desertor', isto é, 'rasgou a bandeira', terá de continuar com ela rasgada. Para sempre. Isso é ser homem... mas nem tanto..."
Fernando Tripoli Melo (Porto Alegre, RS)

Parreira
"Meu Deus, até quando a diretoria do tricolor vai continuar dormindo ou não ter olhos para ver tanta incompetência do Parreira?
Por que eles não admitem que erraram ao contratar um técnico de mentalidade de clube pequeno, só jogando na defesa?"
Anita Horigoshi (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A integração das Américas
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.