São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gosto da fama

RITA LOBO

Artistas dão receitas de seus pratos preferidos no livro "A Musical Feast"
Nem sempre o sabor de uma comida está diretamente ligado aos ingredientes. Histórias, memórias e lembranças também influem no paladar. Nestes dias, comecei a folhear um livro de receitas de músicos famosos que é recheado de fotos e comentários dos artistas. Placido Domingo sugere, além de uma receita, uma situação: tarde da noite, ouvindo música clássica.
Na hora, fiquei com dez anos de idade e voltei às minhas noites de insônia, quando meu pai, um engenheiro apaixonado por música clássica, mesmo morrendo de sono, ficava ouvindo música comigo até que eu adormecesse.
Freud explica por que fiquei com vontade de testar a "Mocha Tarte de la Noche". "A Musical Feast" é o nome desse livro que conta com receitas de mais de cem artistas, de Madonna a Frank Sinatra. O livro foi feito por uma fundação que angaria fundos para entidades que dão suporte aos sem-teto nos Estados Unidos.
A causa é nobre, mas nem todas as receitas valem a pena. Algumas são um pouco exóticas demais, como o macarrão com molho de pasta de amendoim de Steven Tyler, vocalista do Aerosmith. Mas vai saber se não foi a mãe dele que ensinou? De repente, para ele, tem gosto de infância.

Mocha Tarte de la Noche, de Placido Domingo
Para a massa
200gr de chocolate amargo bem moído
3/4 de xícara de nozes picadas
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga gelada, cortada em cubinhos
2 colheres (chá) de baunilha

Para o recheio
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
200 gr de chocolate amargo derretido
2 colheres (chá) de Nescafé
2 ovos

Para cobertura
2 xícaras de creme de leite que bata chantilly
2 colheres (chá) de Nescafé
1 xícara de açúcar

Preparo
Bata todos os ingredientes da massa em um processador de alimentos. Pressione essa farinha no fundo de uma assadeira e asse em forno bem quente por 15 minutos. Deixe esfriar.
Em uma batedeira, bata bem a manteiga. Já cremosa, acrescente o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque o chocolate e o café. Por último, adicione os ovos, um a um. Cubra a massa, já fria, com esse creme e deixe gelar por seis horas.
Bata bem todos os ingredientes da cobertura e leve à geladeira. Na hora de servir, bata novamente a cobertura, espalhe por cima da torta. Decore com raspas de chocolate, nozes e não se esqueça da música clássica.

Texto Anterior: Amigo de fé, irmão camarada
Próximo Texto: o melhor da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.