São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
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Nem sempre franquia precisa de ponto

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns segmentos de prestação de serviços oferecem franquias que não precisam de ponto comercial. Essa pode ser uma boa opção para aqueles que não podem fazer grandes investimentos no início do negócio.
É possível ter uma franquia de ensino de línguas, lecionando em casa ou fazendo parcerias com escolas. Ou ter uma equipe de funcionários para fazer limpeza em empresas, precisando, somente, de um espaço -garagem ou escritório- para guardar os produtos.
Também pode-se optar por uma franquia de perfumes, em que o franqueado compra os produtos e contrata funcionários para vendê-los em casas.
Essas franquias podem significar uma economia no investimento de até R$ 12 mil (preço de um ponto). No entanto, exigem maior atenção e esforço dos franqueados.
Por não ter o apelo de marketing de uma loja bem localizada, com "layout" chamativo para atrair clientes, é preciso que o franqueado tenha um perfil de vendas muito bem apurado.
"Esse serviço não é para pessoas tímidas. Tem de bater à porta de clientes e saber apresentar seu produto", diz Marco Aurélio Militelli, 31, diretor da BMD Franchise Development Services.
Antes de escolher uma franquia dessas, é importante verificar o suporte de marketing que o franqueador oferece.
Além disso, é necessário que o franqueador dê cursos sobre visitas a clientes e negociações.
Para ser franqueado da The Kids Club, franquia de ensino de inglês para crianças, não é necessário ter um ponto comercial.
A rede procura candidatos com habilidade comercial e fluência em inglês e fornece a metodologia e o material didático.
Os franqueados ensinam a língua para crianças em suas próprias casas ou em escolas de pré-primário, como Vânia Buchala, 32.
Ela usa o salão do prédio onde mora para dar as aulas. Além disso, contratou uma equipe de oito professores que terceirizam seus serviços em nove escolas de São Paulo.
"Fui gerente de uma loja e aprendi a conquistar clientes e gerenciar um negócio", afirma.
Hoje, Vânia tem cerca de 110 alunos e fatura R$ 6.000 mensais.
Já para ser franqueado da Chem-Dry -rede de restauração e conservação de carpetes e estofados-, é preciso ter uma van para transportar os equipamentos.
Todo o trabalho é realizado nas casas ou empresas dos clientes.
O franqueado não precisa de um ponto comercial, mas deve reservar uma sala para administrar os negócios e cerca de 10 m2 para guardar todos os equipamentos e produtos.

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