São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb começa a 'filtrar' hoje solo poluído nos Jardins

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) deve começar hoje o trabalho de sucção da gasolina que vazou de um posto na avenida Cidade Jardim (zona oeste de São Paulo).
Ontem foram instalados nove canos que servirão como ponteiras de sucção. Novos canos devem ser instalados hoje. Os canos serão ligados a uma bomba a vácuo para bombear a água diretamente do lençol freático e extrair a gasolina alojada no local.
O gerente do setor de operações de emergência da Cetesb, Helvio Aventurato, descartou o perigo de novas explosões, com a que ocorreu na semana passada, no subsolo do banco Itaú na avenida, que deixou duas pessoas feridas.
Ontem foi também instalado um sistema de exaustão para evitar o acúmulo de vapor de gasolina sob o prédio da DPZ. Hoje será instalado um sistema semelhante no subsolo do prédio do Itaú.
Inspeção
O posto de gasolina Cidade Jardim, onde ocorreu o vazamento, deve passar por uma inspeção a partir de hoje, para verificação da condição dos tanques de gasolina.
Um dos tanques, desativado há quase um ano por problemas de vazamento, vai ser retirado.
Helvio Aventurato não descarta a hipótese de que parte da gasolina encontrada no subsolo tenha vazado daquele tanque, mas afirma que há um outro vazamento.
"Pode ser que parte da gasolina tenha vazado há um ano, mas com certeza há um novo vazamento, porque identificamos gasolina recente no subsolo da avenida", diz.
Segundo ele, qualquer área vizinha a postos de gasolina estão sujeitas a vazamentos como aquele.
Aventurato diz não ter informações sobre a situação de conservação em que os postos da cidade se encontram hoje.

Texto Anterior: Promotora quer ação contra 7 indiciados
Próximo Texto: Fundação eleva nota de cursos no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.