São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
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Atrizes brasileiras vendem sabonete Lux no exterior

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A graça e a beleza da mulher brasileira estão ajudando a vender sabonete não apenas no Brasil, mas em mais de 30 países.
A Unilever (o grupo anglo-holandês conhecido no Brasil como Gessy Lever, um dos maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do mundo) tem usado com crescente frequência em outros países anúncios filmados no Brasil para o sabonete Lux, sua marca mais popular.
Desde 1929, os sabonetes Lux têm sido divulgados por meio de campanhas com estrelas de cinema e, mais recentemente, de televisão. O primeiro filme com uma atriz brasileira foi feito na década de 70, com Regina Duarte.
Até agora, a campanha publicitária brasileira para o Lux que se revelou mais popular internacionalmente foi um filme de 1988 reunindo quatro famosas atrizes, lideradas por Sonia Braga.
O filme já foi veiculado em cerca de 20 países -Tailândia, Indonésia, Espanha, África do Sul e Chile, entre outros.
Ajuda da Globo
"As novelas da Rede Globo certamente nos ajudaram a exportar os anúncios do Lux, mas os filmes com estrelas brasileiras fazem sucesso mesmo em países onde as atrizes não são conhecidas", informa Celso Forster, 41, vice-presidente da J. Walter Thompson, a agência de publicidade que cuida da marca Lux internacionalmente.
A próxima candidata a virar objeto de desejo de telespectadores de todo o mundo é Bruna Lombardi, protagonista de uma campanha publicitária para o Lux Luxo que deverá começar a ser veiculada no Brasil no próximo dia 15.
A Gessy Lever não informa quanto investe nessa campanha ou na publicidade do sabonete Lux, mas a empresa é o maior anunciante do país, segundo o Instituto Nielsen.
Bruna foi escolhida porque a empresa queria fazer uma campanha especialmente destinada para as mulheres mais maduras.
Uma pesquisa feita pela Thompson mostrou que as consumidoras consideram Bruna como uma mulher que se cuida, que não mostra a idade que tem.
Duas das suas últimas campanhas tiveram como estrelas atrizes bem mais jovens -Cláudia Abreu e Letícia Spiller- e tinham como objetivo atrair consumidoras mais jovens, lembrou Forster.

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