São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carl Wolff distribui 'peixes' no áquário da Pinacoteca'

AUGUSTO PINHEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O artista alemão Carl Emanuel Wolff, 40, participante da Bienal de São Paulo, encontrou um modo diferente para expor sua arte ao público brasileiro.
Em um evento realizado ontem na Pinacoteca do Estado, Wolff misturou um torneio de sinuca com esculturas de peixes.
"A idéia é mudar o contexto. Você geralmente assiste a um torneio de sinuca em outro lugar, não em um museu", explicou Karin Stempel, 44, curadora de Wolff.
Cada pessoa recebia uma escultura na entrada do local. A primeira reação era de surpresa. Depois, os "peixes" geravam múltiplos comentários. "O meu é peixe favelado", afirmou o pintor Antônio Henrique Amaral, 60, referindo-se ao rabo de jornal da escultura.
Já a secretária Lourdes Esteves, 47, disse que iria "levar o peixe pra casa".
Wolff utilizou diversos materiais: isopor, tecido, cera, porcelana, pneu, plástico. Assim, cada peixe era diferente do outro.
Para a artista plástica Miyako Harada, 33, isso gerou uma nova forma de comunicação. "As pessoas se interessam pelos peixes dos outros e surge o contato entre estranhos."
Mais do que aproximar desconhecidos, Wolff quer acabar com a postura passiva do público diante de uma obra de arte. Segurando as esculturas as pessoas têm um contato mais próximo com a arte.
Stempel afirmou que os peixes são uma metáfora: "Eles não falam. É como a arte, ela não "fala" a não ser que você estabeleça uma relação."
Para Wolff, a idéia dos peixes surgiu porque o espaço interno da Pinacoteca parece um aquário. "Queria ver os peixes 'nadando' nas mãos das pessoas".
Sinuca
Depois da "distribuição" das esculturas, teve início o jogo de sinuca. Na disputa, dois dos principais jogadores do Brasil: Ratinho e Roberto Carlos.
As pessoas pararam para ver a precisão das tacadas. É a primeira vez que os jogadores participam de um evento como esse. "É legal trabalhar com arte", afirmou Roberto Carlos. Para ele, a sinuca também é uma forma de arte.
Durante as partidas, algumas pessoas seguravam os peixes com desenvoltura. Outras não conseguiam encontrar a posição adequada.
A modelo Letícia Severino, 38, segurava o seu - de espuma - como um "urso de pelúcia". "É meu signo", explicou.
O vencedor do jogo foi o ex-campeão brasileiro Roberto Carlos. Ele derrotou o Ratinho, atual campeão, por 7 a 6.
Ao final do jogo -e do evento- as pessoas foram fotografadas com as esculturas para o acervo pessoal de Wolff. Depois os peixes foram novamente embrulhados.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: Última moda na noite é 'dançar sentado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.