São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicadores Iesp confirmam projeções

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Dados divulgados ontem pelo Iesp (Instituto de Economia do Setor Público) também indicam um aumento de 0,5% nos preços industriais.
O Iesp tinha projetado um aumento de 0,3% a 0,5% nos preços industriais. Segundo os economistas do instituto, esses dados jogariam as projeções de inflação para o ano de 97 entre 7% e 9%.
Ainda segundo o relatório, a perspectiva para os próximos meses é de redução no ritmo de desvalorização cambial, o que abriria caminho para uma possível queda dos juros nominais.
Os analistas afirmam que essa possibilidade deverá conviver com o atual quadro de deterioração da balança comercial brasileira.
O relatório aponta, ainda, uma crescente tendência de desindexação dos salários.
Preços
Segundo os dados do Iesp, o aumento dos custos registrados na indústria não servem de desculpa para o repasse de preços ao consumidor (exceto no setor automobilístico), já que houve queda de custos salariais.
Os indicadores apontam que as condições de demanda e competição externa se mantiveram favoráveis nas últimas semanas.
Para Nilton Naretto, coordenador dos Indicadores Iesp, "os níveis de inflação baixos assinalam boas perspectivas para o crescimento da economia do país".
Segundo Naretto, a queda das taxas de desemprego também acentuam a projeção de um maior crescimento da economia.
"Não podemos esquecer que essas taxas ainda estão acima das registradas entre junho e agosto do ano passado."

Texto Anterior: Fipe prevê inflação de 11% para este ano
Próximo Texto: Argentina pressiona exportação do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.