São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
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'Vestígios' vive de tensões

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Ter nascido nos EUA é uma injustiça que James Ivory tenta, com todas as forças, reparar. "Vestígios do Dia" (HBO, 20h30) é bem característico desse esforço e de um cinema que parece desconhecer o presente e viver imerso na grandeza do passado (britânico).
"Vestígios do Dia" não ajudará o espectador a conhecer a Inglaterra atual, como quase sempre, mas a preocupação de Ivory não é essa. Pelo contrário. O passado, aqui, nos remete à tensão entre hierarquia e sujeito.
A saber: Anthony Hopkins faz um mordomo a caráter, que parece não ter nenhum em si, exceto existir para seu patrão. Nesse mundo parasitário, cadavérico, Emma Thompson entra com um tanto de modernidade, vida própria e aspirações pessoais.
A tensão que Ivory controla muito bem, o tempo todo, diz respeito à hipótese de o mordomo sentir-se atraído pela moça, assim como ela se sente por ele. Na verdade, é como se Emma tentasse tirá-lo de um poço, despertando nele uma alma que existe, apesar de tudo, soterrada sob os escombros de uma ordem imperial já corroída (não por acaso, seu patrão é um nobre ligado aos fascistas).
Dois atores de primeira e uma boa ambientação garantem ao filme a difícil meta pretendida: ocupar um espaço entre a vida e a morte, sem perder o equilíbrio.
(IA)

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