São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Duro de Matar" chega em dose tripla

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal seis horas e meia de ação explosiva com o tira mais cínico de Nova York, John McClane? Basta comprar o pacote "Duro de Matar", trilogia lançada agora em vídeo numa embalagem especial.
"Duro de Matar" (Die Hard, 1988) foi o primeiro grande sucesso de Bruce Willis no cinema. O ator vinha da TV, celebrizado pela série "A Gata e o Rato", na qual exibia mais charme ladino do que músculos e pancadaria.
Foi uma surpresa a eficiência de Willis no papel de McClane, tira de Nova York que vai a Los Angeles encontrar a mulher, numa festa na cobertura de um prédio.
Quando McClane chega, encontra o local dominado por um grupo de terroristas que toma os convidados da festa como reféns. Sem a polícia, sobra para McClane a missão solitária de libertá-los.
Tiros, explosões, socos e facadas, com o ritmo ágil do diretor John McTiernan, transformaram o filme num dos hits do verão nos EUA e deram a Willis condição de exigir US$ 5 milhões por trabalho.
"Duro de Matar 2" (Die Harder, 1990) apostou na segurança. Usou o mesmo roteiro (McClane preso sem querer num lugar infestado de terroristas), mudando apenas o cenário: sai arranha-céu, entra um aeroporto sob nevasca.
Para deixar a coisa mais dramática, a mulher do herói está novamente em apuros. Ela é passageira de um dos aviões que sobrevoam o aeroporto e não podem descer sem permissão dos terroristas.
Lá em cima, a gasolina dos aviões lotados vai acabando. Em terra, McClane vai liquidando um terrorista atrás do outro. Filmaço.
Após um intervalo de cinco anos, Willis resolveu voltar ao personagem com "Duro de Matar - A Vingança" (Die Hard with a Vengeance, 1995), maior bilheteria do ano nos EUA.
Há mudanças. Para começar, o herói-família está separado da mulher. E agora os terroristas não estão num lugar fechado. O perigo está por toda Nova York, infestada de bombas. Há também um vilão carismático (Jeremy Irons).
No entanto, a maior mudança é a introdução de Zeus (Samuel L. Jackson), um comerciante negro que acaba involuntariamente virando parceiro de McClane.
A série pode ser bem resumida numa cena de "Duro de Matar 2". Irritado com McClane, o chefe da segurança do aeroporto grita com ele: "Você é o cara errado, na hora errada, no lugar errado!". Cool, McClane dá uma tragada e responde: "É a história da minha vida".

Vídeos: kit com os três filmes da série "Duro de Matar", com Bruce Willis Lançamento: Abril Vídeo (tel. 011/837-4542)

Texto Anterior: Estilista belga faz apresentação étnica
Próximo Texto: Fórmula se repete em outros sucessos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.