São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central quer reduzir o número de bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central vai mudar as regras para determinar quem pode ou não controlar uma instituição financeira. As mudanças devem ser anunciadas até o final do mês, segundo o diretor de Normas do BC, Alkimar Moura.
"Estamos estudando regras sobre quem pode deter ou não uma instituição financeira", disse.
A Folha apurou que o objetivo é reduzir o número de bancos e deixar no mercado apenas os que possuem liquidez -dinheiro em caixa e capacidade de honrar compromissos imediatos.
A equipe econômica quer reorganizar o sistema financeiro e exigir mais garantias dos controladores de instituições financeiras.
Essa meta se deve, principalmente, ao fato de o Proer (programa oficial que incentiva as fusões bancárias) terminar em dezembro.
O Proer foi criado para financiar a incorporação de bancos que estão em dificuldades por outros que estão com boa saúde financeira.
Com a extinção do Proer, o BC pretende dispor de um novo mecanismo de controle do sistema financeiro e prevenção de crises.
Além de polêmico por injetar perto de R$ 14 bilhões em bancos quebrados, o Proer tem o inconveniente de praticamente eliminar os riscos do mercado -ou seja, existe uma garantia implícita do governo de que grandes bancos não quebrarão.

Texto Anterior: Covas volta a descartar privatização do Banespa
Próximo Texto: Participação de concorrentes no leilão da Vale será limitada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.