São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
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Faculdades têm agências

DA REPORTAGEM LOCAL

As agências ou empresas juniores, formadas pelos próprios estudantes, estão oxigenando dois dos principais cursos de publicidade de São Paulo.
Na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), os alunos buscam clientes, criam e produzem peças publicitárias. O dinheiro que entra é investido na agência.
A administração é feita por alunos eleitos, que também se encarregam de selecionar os demais integrantes da empresa. Alunos do 1º ao 4º ano podem se candidatar. Alguns professores garantem a assessoria técnica.
Sem fins lucrativos
"A vantagem da empresa é que ela pode servir de trampolim para a entrada no mercado de trabalho", diz Marcos Rogério Campanelli, 20, aluno da ESPM.
A Agência Jr da ECA é composta de 17 alunos e não tem fins lucrativos. Os alunos trabalham para adquirir experiência profissional. "O que se ensina nos cursos deixa muito a desejar", reclama Enio Miki Sakotani, presidente da Agência ECA Jr.
A agência produz basicamente folhetos e cartazes. A capa do manual do estudante e o cartaz do vestibular da Fuvest-97 são exemplos de produtos criados na ECA Jr.
A Empresa Jr, da ESPM, tem 50 vagas e aproximadamente 150 alunos cadastrados. Os estudantes fazem pesquisa mercadológica, administração de marketing e estratégia empresarial. Ganham R$ 2 por hora de trabalho e também recebem assessoria de professores.
Nas salas de aula, os estudantes dos cursos das duas faculdades contam com professores que passaram ou ainda atuam no mercado publicitário.
Quanto aos laboratórios (de som, vídeo, foto e informática), os da ESPM são melhor equipados que os da ECA. O destaque fica para o laboratório de foto digitalizada, novidade que deverá chegar na ECA, segundo a direção do curso, no final deste ano.

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