São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brecht leva violência das ruas ao teatro

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A violência urbana sai das ruas e ganha os palcos de São Paulo. Estréia hoje, às 21h, no Centro Cultural São Paulo, "Na Selva das Cidades", texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht dirigido por Alexandre Stockler.
"O que a gente está vivendo atualmente é uma selva. As pessoas não se respeitam", diz Stockler, que afirma estar cada vez mais certo da urgência de se discutir o assunto.
Na terça-feira passada, após uma discussão com policiais, o diretor foi levado a uma delegacia. "Isso ilustra muito bem o que estamos enfrentando", prossegue, agitado.
"Na Selva das Cidades" conta a história de George Garga, um homem pobre do campo que vai morar na cidade com sua família.
Lá, encontra o rico Shlink, que, em busca de um relacionamento humano mais profundo, tenta comprar sua opinião.
"Shlink não sabe se aproximar dos outros sem que haja um enfrentamento. É o reflexo do endurecimento das pessoas", diz o diretor.
Nessa luta entre os dois personagens, a mulher e a irmã de Garga se prostituem e a mãe se suicida.
Stockler faz questão de ressaltar que o espetáculo não é uma guerra entre o bem e o mal: "Todos são humanos e iguais. O pobre não é o bonzinho nem o rico é o malvado".
O cenário, montado no porão do Centro Cultural, representa o caos dos grandes centros urbanos. Latas de lixo, cadeiras quebradas, entulhos e até um ônibus são alguns dos elementos usados.
A trilha sonora mistura ruídos e músicas dos grupos The Doors e Queen. "São os barulhos das cidades", explica o diretor.
O ator Renato Kramer, de "Wandeca Meia-Noite e Meia", está no elenco, interpretando o rico Shlink.
Essa é a quarta peça dirigida por Stockler. No ano passado, realizou "Woyzeck", de Georg Büchner. Junto com Alexandra Golik (também no elenco), forma a companhia teatral Le Plat du Jour.

Peça: Na Selva das Cidades
Direção: Alexandre Stockler
Quando: quinta a sábado, às 21h, domingo, às 20h
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 011/277-3611)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Marcos Rey recebe troféu Juca Pato hoje
Próximo Texto: Após três anos de abstinência, Gruber volta de 'corpo inteiro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.