São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Operação Gandhi; É simples; Risco de desgaste; Anos rebeldes; Dois amiguinhos; Jeito tucano; Gota d'água; Obras pra que te quero; Caindo na real; Lição das urnas; Tá lascado; Bala na agulha; Mangas de fora; Queixo de aço; Voz da experiência; Nanicos unidos; Patrocínio paulista

Operação Gandhi
O PPB ganhou do governo, jogando, por enquanto, para 4 de dezembro a convenção sobre reeleição. Voltará a empurrar com a barriga. E decidir em janeiro. É a estratégia "Gandhi", de resistência passiva.

É simples
O PPB avalia não ter razão para assumir oficialmente posição sobre reeleição antes de o PMDB fazê-lo. Como os peemedebistas só o farão em janeiro, há quem afirme que é jogo de cena marcar convenção em 4 de dezembro.

Risco de desgaste
Maluf enfrenta um dilema. Não sabe o que fazer a partir de janeiro. Acha muito cedo para começar a campanha presidencial de verdade. O problema é que não tem alternativa. Cogita fazer uma missão no exterior.

Anos rebeldes
Maluf lutará na convenção do PPB para que a sigla exija plebiscito sobre a reeleição de FHC. Avalia que a reeleição passa, mas quer desgastar o governo.

Dois amiguinhos
De Esperidião Amin (PPB-SC): "Aposto em uma melhora geral do relacionamento entre o presidente e Maluf até dezembro. Já marcamos uma data mínima para tratar de reeleição".

Jeito tucano
Em encontro anteontem com Amin, FHC rememorou o que dissera em 1º de fevereiro: "Melhor candidato para mim em São Paulo é o Maluf". O pepebista lembrou o que falara: "Até porque, cabeça vazia, moradia do diabo. Só pensará 'naquilo' ".

Gota d'água
Sem saber que Serjão já estava se sentindo mal, FHC telefonou para o ministro das Comunicações no domingo passado, criticando seu ataque a Erundina. Pouco depois, o auxiliar se internou em um hospital paulistano.

Obras pra que te quero
Está programada para hoje a estréia de FHC no papel de tocador de obras. O presidente deve assinar decreto de liberação de verbas do Orçamento. E planeja uma série de viagens pelo país.

Caindo na real
Um dos membros de "A Sociedade", o grupo que articula a reeleição de FHC, já prevê: "A emenda da reeleição só será votada na Câmara sob a batuta de um novo presidente da Casa".

Lição das urnas
O PT teve mais vitórias nas últimas eleições nas cidades onde indicou o candidato a vice-prefeito: venceu em 103. Com o cabeça de chapa, o partido conquistou 102 prefeituras.

Tá lascado
O prefeito eleito de Franco da Rocha, José Benedito Hernandez (PTB), não terá vida fácil. São do PT todos os nove vereadores eleitos na cidade (região metropolitana de São Paulo).

Bala na agulha
Após protelar ao máximo a instalação da comissão da reeleição, o PPB exigirá sua presidência. Descobriu que tem direito a seis deputados, como o PMDB.

Mangas de fora
O comando do PMDB no Congresso sobe a rampa do Planalto, na próxima semana, para definir com FHC o que leva em troca da reeleição. O partido quer aumentar sua fatia de poder.

Queixo de aço
Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos), desautorizado a falar em nome do PMDB no Planalto, diz que é normal a reação do partido. Mas acha que Sarney entrou na história por ciumeira do líder Jáder Barbalho (PA).

Voz da experiência
FHC atrasou todos os seus compromissos de anteontem à tarde no Planalto. Razão: conversou por uma hora e meia com Augusto Marzagão, que assessorou de perto três presidentes (Jânio, Sarney e Itamar).

Nanicos unidos
Os cinco partidos de oposição no Senado formalizarão bloco, com 11 integrantes, para tentar influir na eleição para presidente da Casa. Querem barrar ACM.

Patrocínio paulista
Presidentes de conselhos estaduais da OAB reúnem-se hoje em São Paulo. Oficialmente, discutirão como uniformizar interpretações do regulamento do órgão. Mas há quem diga que articularão a candidatura Guido Andrade ao conselho federal.

TIROTEIO
De Milton Temer (PT), sobre a defesa do voto nulo no Rio:
- Entre o neoautoritarismo de Cesar Maia e a bandidagem do outro lado, não há escolha.

Próximo Texto: Desperdício de energia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.