São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa reduz em 62% a cárie infantil

Prevenção atinge 35 mil crianças e jovens

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

Um programa implantado há dez anos pela Prefeitura de Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo) já conseguiu reduzir em 62% a incidência de cáries em crianças e adolescentes na cidade. O programa abrange escolas, creches e centros de atendimento a menores carentes na cidade.
Priorizando a prevenção, o programa atingiu em 1995 um índice de 2,43 dentes cariados, obturados ou extraídos em média por pessoa atendida até 15 anos.
Segundo a prefeitura, antes da introdução do projeto, esse índice equivalia à média brasileira para a faixa etária, que se mantém em 6,4 dentes atingidos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.
O índice de extração também cai pela metade -de 15% para 8% dos dentes dos jovens até 15 anos.
Atualmente, são atendidos 35 mil crianças e adolescentes, desde recém-nascidos até jovens 15 anos, em cerca de 120 locais.
"Damos preferência às escolas na periferia, onde os problemas são maiores", disse a dentista Marinalda Pires Bassul, 50, coordenadora do programa.

Texto Anterior: Água de hemodiálise não é controlada
Próximo Texto: Processado dentista por suposto erro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.