São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capes revê notas de 75 cursos de pós

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A USP (Universidade de São Paulo) é a instituição que conseguiu o maior número de mudanças nos conceitos de pós-graduação da Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), após a reconsideração.
Notas de oito cursos foram revistas. O número não é surpreendente, porque a USP é a universidade que tem mais cursos de pós-graduação no país.
Proporcionalmente, a universidade teve menos sucesso que outras instituições no percentual de alterações de notas com relação ao número de pedidos.
A USP entrou com recursos para alterar a nota de 51 cursos, e conseguiu mudar 15,6% deles. No total, 247 cursos solicitaram alteração da nota e 75 foram aceitos (30,3%).
Conforme a Folha noticiou no dia 7 de outubro, a reconsideração dos conceitos levou a um aumento global na quantidade de notas "A" e "B".
A avaliação da Capes vai de "A" (curso excelente) a "E" (curso sem condições de funcionamento) e é realizada a cada biênio. Há também as menções "CR" (curso em reestruturação), "CN" (curso novo) e "SA" (sem avaliação).
A avaliação preliminar havia significado uma queda em relação aos conceitos do biênio anterior (52,8% de "A" para doutorado e 41,4% para mestrado).
O presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, havia dito que isso era uma decorrência do maior rigor na avaliação. Ele disse ontem que as reconsiderações não significaram alteração nos critérios, havendo somente retificação de informações.
Como as porcentagens foram semelhantes, houve melhora nos cursos de um biênio para outro. "Há cursos que melhoraram e não conseguiram subir de patamar", declarou Neves.
As notas da Capes têm influência na distribuição das cerca de 20 mil bolsas de estudos anuais concedidas pela Capes, que contemplam um terço dos estudantes de pós-graduação do país.
Notas
Os cursos da USP que tiveram alteração nas notas são: doutorado em medicina legal (de "D" para "CN"), mestrado em engenharia de produção (de "B" para "A"), doutorado em farmacologia (de "B" para "A"), mestrado e doutorado em letras (de "E" para "CN"), mestrado em odontologia (de "C" para "CN") e mestrado e doutorado em ortopedia (de "SA" para "A").

Texto Anterior: Pesquisador anuncia vacina contra câncer no colo do útero
Próximo Texto: Governo estadual quer retomar programa contra a poluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.