São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fipe prevê inflação de 0,3% em outubro

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de inflação na capital paulista ficou estável na primeira quadrissemana de outubro em relação à registrada no final de setembro. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe foi de 0,10%.
Devido a esse primeiro resultado, a previsão da taxa para outubro foi alterada de 0,5% para 0,3%.
A Fipe esperava variação acima de 0,10% na primeira quadrissemana (que engloba o período de 8 de setembro a 7 de outubro), estimando que os preços dos grupos alimentação e vestuário parassem de registrar quedas acentuadas.
Os gastos dos paulistanos variaram 0,07% em setembro, quando despesas com alimentação caíram 0,43% e com vestuário, 2,30%.
Nesta primeira quadrissemana, esses itens apresentaram queda, respectivamente, de 0,16% e de 1,65%.
Apesar da alta em relação à última taxa, a Fipe esperava que a tendência à redução dos preços de alimentos e vestuário fosse revertida.
O motivo da previsão é o fim das liquidações em setembro e o fato de as novas coleções primavera-verão já estarem nas lojas. Os gastos com alimentos "in natura" também foram menores na primeira quadrissemana, com redução de 3,21%.
"A expectativa era de recuperação dos preços desses produtos, que vêm registrando quedas sucessivas", diz Heron do Carmo, coordenador do IPC.
Alguns alimentos industrializados, como café, açúcar e leite em pó, tiveram reduções de preços menores nesta última pesquisa.
Habitação
As despesas com habitação (0,82%) e gastos pessoais (0,19%) foram menores nesta primeira quadrissemana de outubro.
"É a primeira vez que o grupo habitação registra variação de preços abaixo de 1%", afirma Heron. Segundo ele, os gastos com aluguéis, que variaram 1,91%, devem continuar diminuindo. Em setembro, eles tiveram alta de 1,95%.
A Fipe pesquisa gastos de famílias com renda de até 20 salários mínimos.

Texto Anterior: Entenda a classificação
Próximo Texto: Prévia do IGP-M é de 0,07%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.