São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI não quer camelôs na rua nos Jogos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou que tomará medidas rigorosas para evitar a repetição dos "excessos comerciais" cometidos nos Jogos de Atlanta.
A Comissão Executiva do COI se propõe a proibir atividades comerciais paralelas ou pelo menos aquelas que não contem com sua expressa autorização.
"Diremos claramente às autoridades das futuras anfitriãs que, caso persistam no propósito de manter um programa comercial próprio, decidam entre este e os Jogos", disse Richard Pound, diretor de Mercado do COI.
Em Atlanta, as autoridades municipais autorizaram o estabelecimento de tendas e pontos de venda de rua (camelôs) sem qualquer tipo de contrato com o COI.
Segundo Pound, as vendas de rua "proporcionaram uma desagradável plataforma para criticar a atividade comercial que rodeia a Olimpíada e para atacar a sua excessiva comercialização".
O dirigente se mostrou surpreso com o caso de Atlanta.
Os contratos já firmados não podem ser modificados, mas a partir de 2004 haverá normas mais estritas para evitar atividades comerciais fora do controle do COI.
Richard Pound crê que os comitês organizadores dos Jogos de Inverno de 1998 (Nagano/Japão), de Verão de 2000 (Sydney/Austrália) e de Inverno de 2002 (Salt Lake City/EUA) observaram os problemas de Atlanta e estão dispostos a impedir que se repitam.

Texto Anterior: Corintiano esnoba seu 'vizinho', o Palmeiras
Próximo Texto: Diniz fecha com a equipe TWR e correrá ao lado de Damon Hill
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.