São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bosman deve vir a São Paulo

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O atacante belga Jean-Marc Bosman deve vir a São Paulo entre os dias 15 de novembro e 10 de dezembro deste ano. Ele recebeu e aceitou o convite do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo para contar sua história aos futebolistas do Brasil.
Bosman protagonizou o caso trabalhista mais famoso da história do futebol. Em 1990, ele recebeu uma oferta para se transferir do Liège, da Bélgica, para um time da França. O clube belga não permitiu porém que ele mudasse de clube.
Por causa disso, Bosman recorreu à Justiça e, no ano passado, a Corte Européia decidiu que os jogadores "comunitários" são livres para se transferir dentro dos 15 países da União Européia, desde que estejam sem contrato.
Por sua experiência, Bosman, que jamais foi um jogador de expressão, tornou-se também um dos líderes da Associação Internacional de Futebolistas Profissionais, fundada há um ano pelo argentino Diego Maradona e mais 13 jogadores, entre eles o meia Raí.
O convite a Bosman, feito pelo presidente do Sapesp, Rinaldi Martorelli, aconteceu na última reunião da AIFP, realizada no domingo passado, em Paris.
Nessa reunião, estabeleceram-se mecanismos que permitem a inscrição de jogadores que atuam fora da Europa. Dos brasileiros que atuam no continente, participam do movimento da AIFP os atacantes Anderson e Caio, e os meias Raí e Valdo, entre outros.
(MD)

Texto Anterior: O que é convenção coletiva
Próximo Texto: TVs não acreditam em boicote a jogos das 19h pela federação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.