São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro afegão faz ameças a jornalistas estrangeiros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo governo afegão fez ontem advertências aos jornalistas estrangeiros no país. Eles foram acusados de distorcer as informações sobre o Afeganistão nos últimos dias.
"Eu gostaria de dizer que vocês devem evitar publicar esse tipo de notícias", disse o ministro da Informação nomeado pelo Taleban, Amir Khan Mutaqi.
A maioria dos jornalistas que solicitaram entrada no Afeganistão para cobrir a ascensão do Taleban obteve-a, mas sofre restrições de circulação dentro do país.
O ministro lançou ameaças veladas aos correspondentes: "Aconselho-os a não emitir nenhuma informação que não tenha sido confirmada pelas autoridades do Taleban". Mesmo assim, Mutaqi disse que "respeita os jornalistas".
Mutaqi dá, quase diariamente, entrevistas coletivas em que vocifera contra os países ocidentais por sua demora em reconhecer o novo governo. Câmeras de TV não são permitidas. Ele também vem criticando organismos internacionais no país, que, na sua opinião, distorcem a política islâmica -como a ONU, que condenou a proibição do trabalho feminino.

Texto Anterior: Taleban recua após ofensiva da oposição
Próximo Texto: João Paulo 2º quer retomar seu trabalho, diz médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.