São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taleban recua após ofensiva da oposição

Novo governo nega ataque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As forças leais ao governo deposto do Afeganistão conquistaram terreno no norte do país, segundo disseram testemunhas ocidentais. A milícia Taleban, que controla o país desde o final do mês passado, negou o ataque.
O conflito no país acontece junto ao túnel Salang, que dá acesso ao vale de Panshir, controlado pela guerrilha da etnia uzbeque, liderada por Abdul Rashid Dostum.
Aparentemente, as tropas do presidente deposto, Burhanuddin Rabbani, se aliaram a Dostum e conseguiram conter o Taleban.
A base aérea de Bagram, em Cabul, também foi atacada pela oposição ao novo governo. Civis contrários ao governo fundamentalista islâmico adotado pelo Taleban participaram do assalto.
Para fortalecer a contra-ofensiva, o Taleban começou a recrutar à força jovens em Cabul, a capital do Afeganistão. Há relatos de que eles invadiram uma mesquita na tarde de quarta-feira e os levaram à força para os quartéis.
As forças leais ao governo são comandadas por Ahmed Shah Massud, um general ex-comunista. Nos combates de ontem, aparentemente o Taleban foi expulso das cidades de Jabal Siraj e Golbahar, que dão acesso ao estratégico túnel Salang. Há rumores de que 200 milicianos foram mortos.
Por causa da situação tensa, as organizações internacionais decidiram retirar seus funcionários do Afeganistão. A ONU mandou seu pessoal para o Paquistão.
Um porta-voz do Taleban confirmou apenas o ataque à base aérea. Ele disse que a ofensiva foi feita de surpresa e não causou grandes danos -mas admitiu a morte de dois milicianos.
O ataque à base durou várias horas. "Cerca de 50 seguidores de Massud atacaram a base com morteiros e metralhadoras pesadas", disse o porta-voz.
O Taleban disse que 20 dos invasores foram capturados e mortos sumariamente pelas forças do novo governo. Como castigo aos civis que aderiram à ofensiva -vizinhos da base aérea-, suas casas foram alvejadas.

Texto Anterior: Prédio do Rockefeller Center pega fogo e deixa 17 intoxicados
Próximo Texto: Ministro afegão faz ameças a jornalistas estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.