São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China decide julgar ex-líder estudantil

Wang Dan deve ser condenado

DO "THE INDEPENDENT"

A China indicou ontem que vai julgar um dos principais dissidentes do governo, Wang Dan, 26, ao pedir à família dele que encontre um advogado até a tarde de hoje.
Wang está preso sem acusações desde maio do ano passado. Ele pode ser condenado a sete anos de prisão por atividades contra-revolucionárias e agitação.
Wang foi um dos líderes das manifestações de estudantes da praça Tiananmen (Paz Celestial) em junho de 1989. Depois da repressão chinesa, passou três anos preso.
Novamente livre, continuou a criticar o governo antes de ser preso novamente em 1995. A família de Wang não o vê desde que ele foi detido e não sabe onde ele está.
O juízo deve ser a portas fechadas, quase sem chances de um veredicto diferente de "culpado".
Anteontem, outro dissidente, Liu Xiaobo, foi sentenciado a três anos de "reeducação pelo trabalho". Ele havia pedido a liberdade de imprensa e de formar partidos, além de ter criticado o presidente Jiang Zemin por dizer que o Exército estava sob controle do Partido Comunista e não do Estado.

Texto Anterior: Lebed é o político mais confiável da Rússia
Próximo Texto: Americanos e chinês são os mais cotados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.