São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital de Santos terá o nome de Che

Idéia da gestão petista irrita médicos

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O nome dado a um hospital a ser inaugurado hoje em Santos (SP) provocou a reação de entidades médicas da cidade contra o prefeito David Capistrano Filho (PT).
O Sindicato dos Médicos e a Associação dos Médicos de Santos (SP) enviaram carta ao prefeito protestando contra a escolha do nome do hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara.
O médico argentino Ernesto Che Guevara foi, ao lado de Fidel Castro, um dos líderes da revolução cubana de 1959.
Nos anos 60, comandou grupos guerrilheiros que tentaram fazer a revolução socialista no Congo Belga (África) e na Bolívia, onde foi morto em 1967.
A solenidade de inauguração terá a presença da filha de Che, Aleida Guevara March, pediatra em Cuba, do embaixador cubano no Brasil, Ramón Sanchez Parodi, e do ex-presidente do PT Luiz Inácio Lula da Silva.
"Não tenho nada contra a figura de Che. Mas ele não fez nada pela medicina para merecer dar nome a um hospital", afirmou José Andrade Grillo Filho, presidente do Sindicato dos Médicos. Para ele, o prefeito "fez questão de desprestigiar os médicos da cidade".
Capistrano disse que a crítica reflete "o reacionarismo do sindicato, que sempre foi oposição a todos os avanços na área de saúde".

Texto Anterior: Assentamento deve começar em 10 dias
Próximo Texto: Erundina aprova governo de coalizão com PSDB, PMDB e outros partidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.