São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vigilância vê 4 irregularidades na clínica

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma equipe de técnicos do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo lavrou quatro autuações contra a clínica Santé (zona sul de São Paulo), durante uma vistoria realizada ontem.
As irregularidades constatadas no local, segundo a diretora do Centro, Marisa Lima Carvalho, foram as seguintes:
1) falta de médico responsável pela clínica durante as três horas e meia de fiscalização;
2) armazenamento de grande quantidade de remédios psicotrópicos, como calmantes e anestésicos, de venda controlada pelo Ministério da Saúde;
3) presença de medicamentos sem identificação da fórmula ativa no rótulo. Esses remédios foram feitos no atacado por uma farmácia de manipulação, que só pode vender no varejo;
4) a clínica não tem enfermeiras contratadas 24 horas por dia, o que é exigido pelo Ministério da Saúde.
Segundo a diretora, o problema mais grave é a falta de médico. "A clínica estava funcionando sem nenhum médico no local, o que é vetado pelo Ministério da Saúde", afirmou Marisa.
Segundo ela, uma funcionária administrativa recebeu a equipe e assinou os laudos de autuação.
A Vigilância Sanitária não constatou nenhuma irregularidade nas instalações da clínica, que tem autorização para fazer cirurgias ambulatoriais.
Após a vistoria, a Vigilância Sanitária abriu um processo administrativo contra a clínica Santé, que tem um prazo de 15 dias para apresentar um recurso contra as acusações.
Se o processo decidir pela condenação da clínica, ela pode ser multada, interditada provisoriamente ou ter seu registro cassado.
Os responsáveis pela clínica não foram encontrados pela Folha. A assessoria de imprensa da Santé prometeu divulgar uma nota oficial sobre o caso, mas até as 19h30 ela não havia sido divulgada.
A diretora explicou que os dois médicos que estavam na equipe de fiscais não conseguiram verificar se houve falhas no atendimento à atriz. "Como não havia médicos na clínica, os fiscais não tiveram acesso aos prontuários", afirmou.
Por isso, deve ocorrer uma nova vistoria na clínica no início da próxima semana.

Texto Anterior: Polícia investiga negligência
Próximo Texto: Homem mata mulher e três filhos e se enforca; Ladrões assaltam banco e matam cliente; Repórter quase cai de ponte Rio-Niterói; Menor acusado de matar jovem é preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.