São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul fecha acordo com Bolívia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Mercosul fechou ontem acordo de livre comércio com a Bolívia. O documento será assinado em dezembro, na 11ª reunião de cúpula do bloco econômico, em Fortaleza (CE).
O acordo passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 1997 e prevê a aplicação de um cronograma de redução de tarifas de importação dos produtos bolivianos e do Mercosul que forem comercializados.
A partir dessa data, 95% dos produtos bolivianos e 60% dos produtos do Mercosul poderão ser comercializados nesses mercados com tarifa zero de importação.
O acordo prevê outras cinco diferentes listas de produtos, das quais quatro para mercadorias que devem ficar protegidas de dez a 18 anos, como a soja boliviana.
Esse é o segundo acordo de livre comércio do Mercosul com outro país da América do Sul. Em 1º de outubro, começou a vigorar compromisso semelhante com o Chile.
Em dezembro, o Mercosul também firmará acordo preliminar com a Comunidade Andina de Países. A Bolívia também integra esse bloco.
A expectativa é duplicar, até o ano 2000, o intercâmbio de produtos entre Mercosul e Bolívia -US$ 500 milhões em 95.

Texto Anterior: Centrais da AL promoverão ato conjunto
Próximo Texto: Vencimento de opções dita ritmo da Bolsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.