São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracasso em SP abre crise dentro do PT

EMANUEL NERI
GEORGE ALONSO

EMANUEL NERI; GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora tenha sido o partido mais votado nas capitais, o PT elegeu apenas 13 prefeitos paulistas -em lugar dos 25 esperados pelo partido. Pior: os petistas perderam 7 dos 9 municípios que geriam.
O fracasso em São Paulo pode gerar crise no partido. Petistas responsabilizam a inoperância da direção -que, por sua vez, culpa desentendimentos internos.
"As disputas internas têm que ser feitas dentro de padrões mais civilizados", afirma o deputado José Genoino (PT-SP).
Já a esquerda do PT -ou o PT que diz não- disputa a prefeitura de Belém e Maceió, 2 das 7 capitais em que o partido está no segundo turno, e venceu em Porto Alegre.
O fato, considerado novo dentro do próprio PT, deve provocar efeitos na correlação interna de forças, com reflexos na composição do Diretório Nacional, que será renovado em agosto de 1997.
Hoje, a esquerda do PT não ocupa postos na direção. Na última eleição interna, venceram os centristas, de Luiz Inacio Lula da Silva, e a direita, liderada por Genoino e Eduardo Jorge.
Pág. Esp. 2

Texto Anterior: Metas habitacionais de Maluf e Erundina não se concretizaram
Próximo Texto: Pitta diz que só perderá se estiver morto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.