São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lipo "nasceu" na França

DA REPORTAGEM LOCAL

A cirurgia de lipoaspiração foi criada pelo médico francês Yves Illous em 1979. Em 1980 ela chegou ao Brasil, que foi o primeiro país a utilizá-la depois da França.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Farid Hakme, Illous inspirou-se no médico italiano Fisher, que raspava a gordura localizada. Mas o resultado dessa técnica era insatisfatório. A região operada ficava deformada.
Illous, que é tido como um médico bastante criativo, resolveu aspirar a gordura. Criou, assim, a lipoaspiração.
A cirurgia teve grande expansão pelo mundo depois de divulgada nos Estados Unidos, em 1981. Naquele país, a cirurgia entrou pelas mãos do cirurgião plástico Norman Hugo.
Hakme conta que Hugo tinha uma grande papada. O norte-americano participou de um congresso na Europa durante o qual Yves Illous aspirou sua papada.
Na volta para os Estados Unidos, o novo perfil de Norman Hugo causou "frisson" entre os colegas, que disseminaram o uso da cirurgia.
No ano passado foram realizadas 48 mil cirurgias de lipoaspiração no Estados Unidos, segundo Hakme, que se baseia em dados obtidos no país.

Texto Anterior: Número de cirurgias dobra em um ano
Próximo Texto: Médicos prevêem queda na procura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.