São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perder cem fios por dia é normal

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nem toda perda de cabelo significa que a pessoa esteja enfrentando um "surto" de alopecia areata.
As pessoas perdem, em média, cem fios de cabelo por dia. No entanto, em algumas situações, o ritmo de queda pode aumentar. É o que os dermatologistas chamam de eflúvio telógeno.
Estresse, gripe, mudança de temperatura, remédios, caspa e o período pós-parto podem fazer com que a pessoa perca mais fios do que o normal.
No entanto, esse processo é limitado, dura semanas ou meses e não produz áreas (placas) sem cabelos. Os fios voltam a crescer quando a alteração é resolvida.
Homens entre 30 e 40 anos podem enfrentar a alopecia androgênica -perda gradual de cabelo do topo da cabeça e das têmporas.
A alopecia androgênica segue um padrão genético e é causada pela ação da testosterona (hormônio masculino), que diminui a irrigação sanguínea para os folículos pilosos.
Tratamentos com remédio para esse tipo de queda de cabelo ainda são limitados. O minoxidil (que dilata pequenas artérias que irrigam os folículos) deixa a desejar.
Alguns laboratórios estão desenvolvendo novas drogas que tentam bloquear, no couro cabeludo, a conversão da testosterona em uma substância ainda mais potente.
A melhor alternativa ainda é uma cirurgia plástica que transfere folículos de áreas não suscetíveis à ação da testosterona para as partes que estão "despovoadas". (JB)

Texto Anterior: 7% sofrem de casos mais graves
Próximo Texto: Engenheiro perdeu cabelo antes de casar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.