São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opção é mais barata que "outplacement"

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

O "inplacement" é defendido como uma opção mais barata do que o "outplacement" ou mesmo a demissão do executivo.
"Você não tem um bom profissional em menos de cinco anos. Não é só o custo do fim de um contrato de trabalho", diz Antonio Carlos de Oliveira, 46, vice-presidente da Renner DuPont.
A empresa, que fabrica tintas, enviou 6 de cerca de 20 altos executivos para participar do processo. "O 'inplacement' resgata valores do indivíduo."
Oliveira diz que um profissional que não pára e pensa sobre a carreira "pode estar cumprindo sua tarefa, mas burocraticamente".
Segundo ele, a idéia é mudar a cultura da empresa, buscando produtividade e qualidade. "É preciso que ele enxergue o todo, não apenas defender o seu território. Ele tem conhecimento, mas falta a motivação."
"Mas a que preço? É nessa hora que sentimos a falta de tecnologia na administração dos recursos humanos", afirma o executivo.
O custo depende da quantidade de horas trabalhadas com o executivo. Mas, em geral, é cobrado no mínimo um salário ou no máximo 12% do salário anual -preço único, não mensal.
Mais comum, o "outplacement" dura cerca de 15 dias -também pelo fato de ser urgente encontrar recolocação. Já o "inplacement" dura até três meses.
Também conhecido como "uma injeção de ânimo", o processo aborda até a aparência pessoal da pessoa.
"O consultor fala se sua gravata é antiquada, se você tem caspa ou se seu sapato não está bem engraxado", conta o supervisor Moacyr Caniato, que trabalhava normalmente e passava duas horas por dia na consultoria.
Para enviar uma pessoa para o processo, existem duas situações: ou a empresa tem grande interesse no desenvolvimento dela ou quando o profissional passa por um momento difícil.
Os resultados para a empresa podem ser espetaculares, mas o executivo tem dificuldades de relacionamento, não sabe delegar e planejar, por exemplo -o que pode comprometer a carreira.
É hora de repensar tudo -e pode ser também a de fazer um "inplacement".
(LPz)

Texto Anterior: Veja a diferença entre 'in' e 'out'
Próximo Texto: EUA inscrevem apenas mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.