São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FGTS é opção na compra à vista

DA REPORTAGEM LOCAL

Um recurso para a compra de imóveis usados é a utilização do dinheiro depositado na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
A compra de um imóvel (novo ou usado) à vista é um dos motivos por que o trabalhador pode sacar o seu fundo. Para tanto, porém, é preciso obedecer a alguns pré-requisitos. Por exemplo, o trabalhador deve ser contribuinte do fundo há pelo menos três anos.
Além disso, ele não pode possuir outro imóvel na mesma cidade, nem ser mutuário do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
Quanto ao imóvel, ele não pode custar mais do que R$ 180 mil e deve estar localizado na cidade em que o comprador exerce sua atividade profissional -o que elimina, de antemão, o uso do fundo para a compra de uma casa de praia ou de campo, por exemplo.
Para sacar o dinheiro, o interessado deve procurar um agente financeiro que faça parte do SFH -condição que enquadra a maioria dos grandes bancos do país.
O ideal é valer-se do banco com o qual já trabalhe, visto que, para que o dinheiro seja liberado, o interessado deve possuir ao menos 5% do valor do imóvel depositado em conta-corrente.
SFH
O dinheiro do FGTS também pode ser usado na quitação ou amortização de prestações de financiamentos pelo SFH. No segundo caso, o total a ser sacado deve corresponder a 12 prestações mensais.

Texto Anterior: Veja vantagens e desvantagens
Próximo Texto: Quando o FGTS pode ser usado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.