São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que não reconhecemos nossa voz no gravador?

Sérgio Sacuraqui Tourino, 30, engenheiro eletricista, São Paulo (SP)

Emiko Okuno, do Instituto de Física da USP, responde:
"O ouvido humano é constituído por três partes: o ouvido externo, o médio e o interno. O ouvido externo é formado pelo canal auditivo e pelo tímpano.
"O ouvido médio, que faz o papel de amplificador do som, pelos ossinhos martelo, bigorna e estribo.
"O ouvido interno é formado pela cóclea e pelos canais semicirculares. Esses últimos são responsáveis pela manutenção do equilíbrio. É na cóclea que ocorre a conversão do som em sinal elétrico, o qual é levado ao cérebro.
"Como o ouvido interno fica bem protegido numa cavidade do osso temporal, as vibrações do crânio podem causar vibrações no líquido da cóclea. "Quando uma pessoa fala ou canta, as vibrações das suas cordas vocais chegam ao ouvido interno através do ar e dos ossos. "Um ouvinte, naturalmente, só ouve o som que lhe chega através do ar. Quando a transmissão do som é feita através do ar, alguns componentes de frequência baixa das cordas vocais se perdem. Isso explica por que uma pessoa não reconhece sua própria voz gravada."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Ciência volta a discutir vida em Marte
Próximo Texto: Cultura ferve no fim de ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.