São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
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Regras geram nova publicidade

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"O que tem um ralador de queijo gigante a ver com cigarros?", pergunta o jornal. A ligação foi criada por publicitários para escapar das leis restritivas à propaganda de cigarros no Reino Unido.
A imagem do ralador de queijo cortando um pedaço de seda vermelha foi usada para anunciar Silk Cut (Corte de Seda), uma marca de cigarros da American Brand Inc.
"Os anúncios de cigarro britânicos podem ensinar uma lição importante", observa o jornal.
"Restrições, que incluem a proibição de modelos bonitas e cenas de comemoração, desencadearam uma onda de criatividade que criou um novo gênero de anúncios sutis e sofisticados".
A legislação restritiva foi adotada no Reino Unido em 1975. "As pessoas feias que os anúncios podem mostrar não podem ser vistas fazendo qualquer coisa que possa levar uma pessoa a ter vontade de sair e comprar um cigarro", informa o "Wall Street".
Mesmo assim, os anúncios precisam ser mostrados às autoridades antes da publicação (anúncios de cigarro na TV são proibidos).
Os publicitários se queixam de que está cada vez mais difícil fazer propaganda. A marca Embassy, por exemplo, lançou uma campanha com um personagem velho e careca chamado Reg. Ele se tornou um ídolo das crianças e, como resultado, foi proibido.

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