São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleição; Fato novo; Saudades do passado; Trabalho infantil; Realidade via satélite; Fim de etapa; Aliança oportuna; Próximo passo; Produto descartável; Contramão

Reeleição
"As mais diversas desculpas vêm sendo insufladas por adversários da tese da reeleição ou pelos adeptos da reeleição desde que válida a partir dos próximos governantes.
Como principal argumento dizem que a reeleição agora 'é casuísmo'.
Entendo, todavia, que toda e qualquer restrição que seja imposta aos atuais governantes -sejam eles presidentes, governadores ou prefeitos- é o maior exemplo de casuísmo."
Milton Córdova Júnior (Brasília, DF)
*
"Não se compreende um governo que luta com questões de relevância nacional na área da saúde, da educação, da habitação, dos transportes, dos servidores públicos e aposentados, mas que se dispõe a levar a efeito essa campanha por uma reeleição que, certamente, não é das principais prioridades do povo brasileiro.
Essa inversão de ordem e de valores só pode ser atribuída a interesses pessoais e grupais."
João Márcio de Carvalho Rios (Lavras, MG)

Fato novo
"Ao indagar a negros e mulatos de nosso hospital a razão do voto no Pitta, a resposta invariável foi a de que votaram no Pitta porque é raro aparecer um negro com suas qualidades pessoais a pleitear um cargo expressivo como a Prefeitura de São Paulo.
E muitos adicionaram: apesar do Maluf! É um fato novo na nossa sociologia política, indicando que boa parte do eleitorado do Pitta foi decorrente do voto racial dos negros e mulatos."
Orlando Cesar O. Barretto (São Paulo, SP)

Saudades do passado
"Estou morrendo de saudade daquele Lula e do PT da época da fundação do partido. Éramos de fato um Partido dos Trabalhadores, havia muita solidariedade e companheirismo, e tudo isso estava acima das divergências internas.
Hoje o que vejo me deixa muito triste: a direção nacional do partido combate o crescimento do próprio partido. Como pode?
Poderíamos ter ido ao segundo turno em Campinas e no Rio de Janeiro se Lula tivesse apoiado o PT dessas cidades. Volta para nós, Lula, não deixe o sonho acabar."
Miguel Leonel dos Santos (Paulínia, SP)

Trabalho infantil
"Mais do que criar o 'Pacto Nacional contra o Trabalho Infantil', FHC deveria incentivar a imediata implantação do programa de renda mínima em todo o Brasil.
Aí, sim, o presidente, que quer ser estadista, mas não é, contribuiria para resolver o grave problema da exploração das crianças no mercado de trabalho."
Washington Luiz de Araújo (São Paulo, SP)
*
"FHC leva, hipocritamente, as crianças trabalhadoras ao Palácio do Planalto e diz à mídia que quer combater o trabalho infantil.
É mentira! Os órgãos fiscalizadores federais, que são as delegacias do Trabalho, estão sucateadas, com pouquíssimos fiscais.
Além disso, um projeto de criação de 1.800 vagas de fiscal do trabalho foi recentemente indeferido pelo Ministério do Planejamento. E FHC, o que fez? Nada."
Roberto Sampaio Gândara Júnior (Santa Rita do Passa Quatro, SP)

Realidade via satélite
"Pessoas que só conhecem a pobreza nos faróis, só conhecem a periferia pela TV, pedem por um policiamento mais duro como se isso resolvesse o problema. Essas pessoas não param para pensar no que leva uma pessoa a roubar.
Penso que é preciso muito mais que um movimento de 'bem-postos', como o Reage SP, para começar a tentar resolver o problema da violência.
Uma das coisas que faltam na cabeça das pessoas é consciência do que é ser cidadão."
Carlos Henrique M. dos Santos (São Paulo, SP)

Fim de etapa
"Acredito que todas as épocas de transição trazem pessimismo e geram a visão de que o fim de tudo está próximo.
O fim das grandes descobertas (cito Horgan), o fim da civilização (causa direta do capitalismo opressor) e muitos outros finais.
Dizem os historiadores que é muito natural as pessoas não verem futuro nas passagens de era a era. Mesmo assim, com o final da Idade Média, por exemplo, veio o Renascimento.
Dessa maneira, tenho a consciência de que as teorias de Horgan foram criadas apenas porque estamos no final de mais uma etapa."
Juliana Portenoy (São Paulo, SP)

Aliança oportuna
"Muito oportuna a aliança, que começa a se desenhar, entre o Executivo estadual e a Procuradoria Geral de Justiça, visando o trabalho conjunto da polícia com a promotoria desde a elaboração dos inquéritos criminais."
Ricardo Passoli (São Paulo, SP)

Próximo passo
"Parabéns ao governo pela 'inflação zero', com pedido urgente de providências para fazer o Brasil voltar a crescer.
Como? Baixando as taxas de juros urgentemente."
Walter Maia (Salvador, BA)

Produto descartável
"É impossível ignorar o comentário acerca da paternidade responsável do dia 29/9 ('Painel do Leitor').
Em qualquer sociedade civilizada com governo não-omisso, menor de rua é problema dos progenitores, e seu abandono significa punição dos pais; caso contrário, o menor de rua é como produto descartável."
Carlos Salas (Belo Horizonte, MG)

Contramão
"Embora a UDR e o MST justifiquem suas existências, os dois oferecem mais perigos que soluções, e, juntos, andam na contramão da história.
Nos bastidores da UDR atuam coronéis coloniais sem consciência social; nos do MST, maoístas sonhando com a queda da democracia capitalista.
Em lugar de fazendeiros, o globalizado século 21 exige modernas indústrias agrícolas, providenciando uma vida digna aos seus empregados -os bóias-frias e sem-terra de hoje.
O Brasil precisa acabar com sua imobiliária rural, antes que esta acabe com o Brasil."
Hanns John Maier (Ubatuba, SP)

Texto Anterior: Previdência: nem todos pagam sua conta
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.