São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calda no sorvete!

RITA LOBO

A relações-públicas Mônica Mendes dá receitas de caldas exóticas para tomar com sorvete
Cinco dos sete anos que a relações públicas Mônica Mendes morou pela Europa, trabalhou para o atelier de representação da Versus, de Gianni Versace. Como na maioria dos bons escritórios italianos, além da cozinha, lá tinha um cozinheiro. Diariamente café da manhã e almoço eram servidos para clientes e funcionários. Como todo brasileiro que vai para o estrangeiro, rapidinho ela tratou de aperfeiçoar os dotes culinários. Colou no cozinheiro.
Toda quinta-feira é dia de "Pasta e Gelato" na casa da Mônica. Como ela mesma cantarola -num clima de "vem chegando o verão...", ela preparou algumas combinações de sorvetes, caldas e afins.
Com compota de frutas, sorvete e iogurte. Com sorvete de limão, pinga e raspinha de limão. Mas seja generoso na cachaça. Para o sorvete de morango, calda de kiwi com laranja. A calda de maracujá com sorvete de coco. E a tradicional sopa de morango com sorvete de creme.

Calda de maracujá
6 maracujás azedos, grandes
1 xícara de açúcar
Retire a polpa do maracujá, coloque numa panela com o açúcar e leve ao fogo baixo até fazer bolhas. Sirva com sorvete de coco e decore com coco ralado.

Calda de kiwi com laranja
1 kg de kiwi
2 xícaras de açúcar
1 copo de suco de laranja
1 colher (chá) de maizena
Descasque e corte os kiwis em cubos. Cozinhe com o açúcar por uns 10 minutos, sempre mexendo e esmagando a fruta contra a panela com uma colher de pau. Dissolva a maizena num pouco do suco de laranja e acrescente ao kiwi. Atenção para não empelotar, mexa freneticamente. Em seguida, bata no liquidificador com o suco de laranja. Sirva com sorvete de morango.

Sopa de morango
1 kg de morangos lavados
2 xícaras de açúcar
1/2 copo de suco de laranja
1 colher (chá) de maizena
Dissolva a maizena num pouco do suco e reserve. Coloque os outros ingredientes numa panela e cozinhe, sem parar de mexer por 15 a 20 minutos. Em seguida coloque a maizena e mexa bem para não empelotar. Cozinhe por mais uns cinco minutos. Bata imediatamente no liquidificador. Fica gostoso com sorvete de creme e bonito com folhas de hortelã.

Texto Anterior: Confidente real
Próximo Texto: Sob medida; O melhor da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.