São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Paris faz prévia do Salão de SP

Ford Ka é destaque

JOSÉ CARLOS CHAVES
DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

O Salão de Paris termina hoje, sob o estigma de ter apresentado poucas atrações inéditas em relação às edições anteriores. Boa parte das novidades já havia passado por lançamentos mundiais.
Mesmo assim, o evento contou com algumas estrelas, que por sinal deverão dar as caras no mercado brasileiro já no ano que vem.
Entre os que chamaram a atenção está o Ka, o minicarro da Ford que será fabricado no Brasil no primeiro semestre de 97.
Concorrente direto do Renault Twingo, o Ka é construído na mesma plataforma do Fiesta, porém 21 cm menor. No seu design inovador destacam-se as formas arredondadas da traseira, os pára-choques que também são pára-lamas e os exclusivos faróis triangulares. No Brasil deverá ter motor 1.0 e 1.3.
A Ford aproveitou para mostrar também o novo Mondeo, reestilizado, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo (que começa no próximo dia 24 e vai até 3 de novembro).
A sua frente traz uma larga grade cromada com o formato oval, próprio dos novos lançamentos da marca, além de faróis maiores.
"Roadsters"
Outra novidade em Paris que poderá ser vista no Salão do Automóvel é o "roadster" (conversível esportivo de dois lugares) Boxster, da Porsche, modelo nascido como carro-conceito que acabou sendo fabricado comercialmente. No Brasil custará US$ 110 mil.
Outras duas montadora alemãs tiveram como destaque nos seus estandes os "roadsters".
A BMW apresentou duas versões do Z3, enquanto a Mercedes-Benz mostrou o SLK 320 Kompressor.
A inglesa Jaguar também apostou nos esportivos, com o luxuosíssimo XK8, nas versões cupê e conversível. Entre os compactos, o destaque foi o A3, da alemã Audi.
Esses quatro modelos também já têm presença garantida no Salão do Automóvel.
Estréia
A Volvo esperou o salão para fazer a estréia mundial do C70, um esportivo de desenho moderno desenvolvido em conjunto pela TWR, especializada em preparar carros de corrida.
A italiana Ferrari lançou a 550 Maranello, sucessora da Testarossa e da atual 512M, com motor de 485 cavalos de potência.
A Volkswagen apresentou o novo Passat (7 cm maior que o modelo anterior), feito na mesma plataforma do Audi A6 e que poderá estar no Salão do Automóvel. Franceses
Devido à pequena repercussão das outras montadoras -à exceção da Ford, que organizou grandes shows de dança para promover o Ka e o Mondeo-, as marcas francesas fizeram a festa em casa.
Donas dos três maiores estandes do salão, as marcas Peugeot, Renault e Citro‰n apresentaram seus lançamentos.
A Peugeot exibiu uma das estrelas do salão, o 406 Coupé, cujo design leva a assinatura Pininfarina, responsável pelo desenho das Ferrari, além de mostrar a 406 Break (versão perua).
Dois carros-conceito da Peugeot também roubaram as atenções: o Asphalte, um "roadster" que pesa menos de 600 kg e chega a 200 km/h, e o Touareg, um jipe elétrico com desenho futurista.
A Renault atacou com as novas versões do Mégane, carro que será fabricado no Brasil em 99: o sedã Classic, o monovolume Scénic e o conversível Cabrio, além da nova van Espace.
A Citroën exibiu o pequeno furgão Berlingo, que originou três carros-conceito feitos na mesma plataforma.

Texto Anterior: Reclamações contra oficinas aumentam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.