São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autonomia chega às empresas

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura da economia brasileira e o consequente aumento de competitividade estão provocando mudanças na organização do trabalho semelhantes às que vêm ocorrendo no resto do mundo.
Uma das mais significativas é a introdução de "um tipo de organização do trabalho que, através da autonomia crescente dos trabalhadores diretos e de escritório, pode responder com eficiência e eficácia aos requisitos de flexibilidade e demais exigências do mercado", afirma Roberto Marx em sua tese (leia Sumário).
A dissertação apresenta estudos segundo os quais das mil maiores empresas dos EUA 46% utilizam-se dos chamados "times autogeridos"; na França, 39% das indústrias têm grupos multidisciplinares por projetos.
Marx desenvolve sua pesquisa a partir do conceito de trabalho em grupo em duas modalidades: grupos enriquecidos e grupos semi-autônomos. "Ambos podem ser considerados alternativas à abordagem clássica, de inspiração fordista-taylorista, centrada no posto de trabalho", afirma.
Com esses conceitos, ele avaliou o grau de autonomia em grupos de trabalho de seis empresas brasileiras (duas montadoras, duas de autopeças e duas químicas). Autonomia é a "capacidade de um grupo/indivíduo projetar, decidir e implementar alterações de ritmo, métodos, alocação interna e controle das atividades de produção".
A pesquisa levantou resultados bastante diferenciados de uma empresa para outra, mas traz uma boa análise dos prós e contras desse tipo de iniciativa empresarial.
"A justificativa para a adoção de ambas as modalidades de grupos é a melhoria da competitividade, tendo relação direta com a redução dos custos e aumento da flexibilidade operacional", diz.
(FR)

Texto Anterior: Priorizar sem excluir
Próximo Texto: 'Tentam me linchar', afirma anestesista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.