São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996 |
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Tecnologia muda marketing de empresa
DA REPORTAGEM LOCAL As novas tecnologias estão alterando o marketing das empresas. A Internet e outras formas de mídia tornam cada vez mais vital a necessidade de uma comunicação direta com o consumidor."O mercado está entendendo que os mais sagrados conceitos do marketing estão se tornando obsoletos", afirmou Luís Henrique Furquim, diretor de marketing do Unibanco. Segundo ele, é preciso aprofundar as relações com os consumidores nesse contexto de novas formas de mídia. As mudanças no marketing foram discutidas na palestra "Marketing de Serviços: Uma Abordagem Estratégica e de Comunicação", na sede da Folha, na última quarta-feira. O evento é parte do ciclo "Arena do Marketing", que acontece quinzenalmente na Folha. "Pela primeira vez, o fabricante tem acesso direto ao consumidor, sem intermediários", disse. Com a Internet e outras formas de comunicação, o consumidor já pode escolher o momento em que deseja ser abordado, completou. A rapidez das inovações tecnológicas obriga, segundo ele, a criação do marketing da tecnologia. "A compreensão dessas mudanças é vital para a atividade de marketing", disse Furquim. Velocidade Ele ressalta que é importante não perder o foco no cliente, por maior que seja a mudança na forma de se fazer marketing. Furquim traçou um paralelo entre a absorção pelo público de várias mídias. O telefone, exemplificou, levou 40 anos para começar ser usado por 10 milhões de consumidores. A Internet, por sua vez, alcançou 10 milhões de pessoas em cinco anos. "O impacto da tecnologia é muito grande e não temos muitas noções sobre isso", disse. O Unibanco passou a investir em tecnologia a partir de meados dos anos 80, quando o Plano Cruzado deu o primeiro sinal de que os bancos perderiam lucros com a inflação, afirmou. Furquim diz que este fato provocou mudanças na estratégia de marketing da empresa. O banco passou a buscar novos nichos de atuação com a segmentação de clientes e a diferenciação dos serviços e do atendimento. "A estratégia, desde então, passou a ser guiada pelo binômio atendimento e tecnologia." Nos últimos dez anos, o Unibanco realizou três grandes campanhas publicitárias: a do banco único, 30 horas e, mais recentemente, do casal Unibanco. Para Furquim, a fase mais importante aconteceu entre 91 e 95, quando foram implantadas inovações tecnológicas, como sistemas de fax e home banking. "O importante foi passar a imagem do Unibanco como uma instituição agressiva tecnologicamente", completou o diretor de marketing do banco. Texto Anterior: Fuji dobra a produção; Makro faz promoção; Schering fatura mais; J.P. Morgan lucra mais; Feira aquece venda; ISO para as pequenas Próximo Texto: Planejamento é tema de palestra Índice |
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