São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
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Tecnologia muda marketing de empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

As novas tecnologias estão alterando o marketing das empresas. A Internet e outras formas de mídia tornam cada vez mais vital a necessidade de uma comunicação direta com o consumidor.
"O mercado está entendendo que os mais sagrados conceitos do marketing estão se tornando obsoletos", afirmou Luís Henrique Furquim, diretor de marketing do Unibanco. Segundo ele, é preciso aprofundar as relações com os consumidores nesse contexto de novas formas de mídia.
As mudanças no marketing foram discutidas na palestra "Marketing de Serviços: Uma Abordagem Estratégica e de Comunicação", na sede da Folha, na última quarta-feira.
O evento é parte do ciclo "Arena do Marketing", que acontece quinzenalmente na Folha.
"Pela primeira vez, o fabricante tem acesso direto ao consumidor, sem intermediários", disse.
Com a Internet e outras formas de comunicação, o consumidor já pode escolher o momento em que deseja ser abordado, completou.
A rapidez das inovações tecnológicas obriga, segundo ele, a criação do marketing da tecnologia.
"A compreensão dessas mudanças é vital para a atividade de marketing", disse Furquim.
Velocidade
Ele ressalta que é importante não perder o foco no cliente, por maior que seja a mudança na forma de se fazer marketing.
Furquim traçou um paralelo entre a absorção pelo público de várias mídias. O telefone, exemplificou, levou 40 anos para começar ser usado por 10 milhões de consumidores. A Internet, por sua vez, alcançou 10 milhões de pessoas em cinco anos.
"O impacto da tecnologia é muito grande e não temos muitas noções sobre isso", disse.
O Unibanco passou a investir em tecnologia a partir de meados dos anos 80, quando o Plano Cruzado deu o primeiro sinal de que os bancos perderiam lucros com a inflação, afirmou.
Furquim diz que este fato provocou mudanças na estratégia de marketing da empresa.
O banco passou a buscar novos nichos de atuação com a segmentação de clientes e a diferenciação dos serviços e do atendimento.
"A estratégia, desde então, passou a ser guiada pelo binômio atendimento e tecnologia."
Nos últimos dez anos, o Unibanco realizou três grandes campanhas publicitárias: a do banco único, 30 horas e, mais recentemente, do casal Unibanco.
Para Furquim, a fase mais importante aconteceu entre 91 e 95, quando foram implantadas inovações tecnológicas, como sistemas de fax e home banking.
"O importante foi passar a imagem do Unibanco como uma instituição agressiva tecnologicamente", completou o diretor de marketing do banco.

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