São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Banana e peixe são alternativas na região

DA AGÊNCIA FOLHA, EM REGISTRO (SP)

À medida que abandonam as plantações de chá, os agricultores do Vale do Ribeira buscam outras alternativas de rendimento.
Segundo o delegado regional agrícola, Luiz Antonio de Campos Penteado, a maioria tem optado pela plantação de banana.
A região é a maior produtora da fruta no país. Sua produção anual é de 980 mil toneladas e a área plantada ocupa 38 mil hectares.
"Com a migração dos produtores de chá, estamos conseguindo voltar ao antigo patamar de área cultivada com bananeiras", informa Penteado.
A piscicultura é outra atividade que ganha terreno no Vale do Ribeira. Criada há quatro anos, a Aquavale -associação que reúne produtores da região- já conta com 120 associados.
"De dois anos para cá, há uma febre pela produção de peixes", diz o engenheiro agrônomo Denilson de Souza Calazans, 27, que presta assistência para a Aquavale.
Para ele, as principais espécies criadas são pacu, tambacu, carpa, tilápia e bagre, que conseguiram boa adaptação em represas nas propriedades rurais.
Calazans informou que toda a produção de peixes em tanques na região abastece "pesque-pagues" (locais onde o frequentador paga pela quantidade apanhada) da Grande São Paulo.
A Delegacia Regional Agrícola não dispõe de dados sobre a produção de maracujá e pupunha.

Texto Anterior: Região enfrenta limitações geográficas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.