São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região enfrenta limitações geográficas

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

Localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, o Vale do Ribeira enfrenta limitações geográficas e ambientais.
A região é cortada por apenas uma rodovia, a Régis Bittencourt (BR-116), principal ligação entre o norte e o sul do país.
Com tráfego intenso de caminhões, a estrada não é duplicada, está esburacada e tem deficiências na sinalização.
A limitação ambiental decorre da característica de o Vale do Ribeira estar em uma área remanescente de mata atlântica, preservada por lei. Isso praticamente impede a ampliação das terras destinadas à agricultura e à pecuária.
Sua industrialização é pouco desenvolvida. Além da decadente indústria de chá, a região possui algumas pequenas fábricas de esteiras e agroindústrias de banana -o principal produto regional.
Formado por 15 municípios, o Vale do Ribeira possui 225 mil habitantes, uma das menores densidades populacionais do Estado.
Seus dados sociais também estão abaixo da média paulista. A mortalidade infantil na região é de 26,90 por mil, enquanto a média do Estado atinge 12,9 por mil.
Apenas 16,17% dos chefes de família da região recebem mais de dois salários mínimos por mês.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Registro, Benedito Gregório dos Santos, 40, acredita que a melhor alternativa de desenvolvimento para a região é o turismo rural.
(VD)

Texto Anterior: Situação agrava-se com o Plano Real
Próximo Texto: Banana e peixe são alternativas na região
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.