São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palpite infeliz; Manifestação patética; Preço de banana; Informação deturpada; Serviço obrigatório; Análises consistentes; Prêmio a quem erra; Brincadeira de mau gosto; Bom senso; Reportagens; Dúvidas

Palpite infeliz
"O governador Miguel Arraes, presidente nacional do PSB, foi infeliz ao veicular na Folha de 8/10 a 'insatisfação' dos socialistas pelos acordos não cumpridos pelo PT no momento em que se questiona a decisão do presidente municipal do PSB/São Paulo em manter indicação de filiado no governo Maluf (administrador regional da Casa Verde).
Melhor seria se Arraes determinasse fiscalizar a obrigação dos dirigentes socialistas paulistanos em apoiar Erundina no segundo turno destas eleições."
Julio Pimenta (São Paulo, SP)

Manifestação patética
"Simplesmente patética a manifestação de certas pessoas em repúdio ao apoio de FHC e do PSDB à candidatura de Celso Pitta no segundo turno das eleições em São Paulo.
Estranho seria um apoio ao PT. Esse partido, graças a Deus, foi expurgado para sempre de minha cidade. E um dia há de acontecer o mesmo em todo o Brasil."
Fábio Rogério Silveira Namiuti (São José dos Campos, SP)

Preço de banana
"A sociedade precisa abrir os olhos e pressionar pela instalação da CPI das Privatizações, pois o BNDES pretende leiloar (o termo mais correto é doar) empresas rentáveis a preço de banana, que irão encher os bolsos dos 'amigos'.
A troco de quê, gostaríamos de saber."
Carlos Alberto Ventura (Cafelândia, SP)

Informação deturpada
"Sobre a reportagem 'Chinês tem técnica para aumentar o pênis' (22/9): com esse título a Folha apresentou reportagem que chega a espantar pela qualidade da informação deturpada que o seu conteúdo representa para o leitor.
É quase incompreensível como pôde um jornal deste gabarito informar seus leitores com reportagem tão absurda como essa, e ao mesmo tempo não informar a opinião de profissionais da área que poderiam contestar o método fornecendo dados concretos a respeito dessa proposta cirúrgica.
Para a realização do ato sexual, na penetração vaginal não há necessidade de tamanho do pênis, mas, sim, de rigidez para possibilitar a penetração.
Existe fantasia em relação ao tamanho do pênis, tanto para o homem quanto para as mulheres. É papel tanto do médico quanto dos psicólogos informar e orientar seus pacientes e não propor cirurgias para estimular mais essa fantasia sem discutir a verdadeira necessidade das mesmas."
José Mario S.M. dos Reis, diretor do Instituto H. Ellis São Paulo e secretário-geral da Abei -Associação Brasileira para o Estudo da Impotência (São Paulo, SP)

Serviço obrigatório
"Muitos cidadãos que se queixam -com razão- da restrição à liberdade imposta pela obrigatoriedade do voto raramente pensam numa restrição muito mais grave, que é aquela imposta seletivamente a um pequeno número de eleitores, obrigados a prestar serviço nas eleições, independentemente de suas aptidões ou limitações, e sem qualquer compensação."
Maria Elisa Marchini Sayeg (São Paulo, SP)

Análises consistentes
"Com relação aos artigos domingueiros de Roberto Campos, ando com uma pulga atrás da orelha. Eu, mineiro, conservador, para muitos até de direita, não consigo encontrar o que procuro em tais artigos, o que me leva à suspeita de questões pessoais, mágoas...
O que gostaria de ler era uma análise mais consistente -como, por exemplo, da 'alavanca' que o Mercosul pode representar para brasileiros, argentinos, paraguaios e tantos outros americanos sem fronteiras, sem se esquecer dos africanos, não é mesmo?- do que me engasgar com neologismos histriônicos, por não dizer neurastênicos."
Antonio Mendes (São João del Rei, MG)

Prêmio a quem erra
"A multa por atraso de pagamento nada tem a ver com inflação, é uma penalidade para quem não cumpre seus compromissos, mas mais uma vez o Congresso dá prêmio para quem erra!
Todas essas pessoas inadimplentes deveriam ter vergonha na cara, mas estão simplesmente se aproveitando e agora acharam um Congresso demagógico a lhes dar suporte."
Elke Sack (São Paulo, SP)

Brincadeira de mau gosto
"Passou a vigorar a lei nº 9.032 de 29/4/95, onde algumas categorias de trabalhadores foram vergonhosamente discriminadas, pois, por meio da interpretação efetuada pelo Ministério da Previdência, ficou estabelecido que: categorias classificadas como especiais deverão apresentar laudo técnico pericial a fim de caracterizar a referida especialização.
Pois bem, profissionais que estão classificados como de categoria 'penosa' -motoristas, transportadores de carga, professores de todos os níveis etc.- não conseguem obter a referida aposentadoria porque o Ministério da Previdência não reconhece laudos técnicos para as profissões penosas.
Que brincadeira é essa?"
Clélia Mendes (São Paulo, SP)

Bom senso
"Prezada Marilene Felinto: obrigado pelo belo e sábio artigo de 1º/10. A escola de Parada de Taipas deve ter muito a ensinar não só aos expertos da Secretaria da Educação, mas também aos estudiosos da 'área de ensino' nas universidades.
Eles nunca vão aceitar que o problema do ensino básico é assim tão simples, mas sou daqueles que acredita que só um pouco de bom senso e disciplina faria uma diferença enorme."
Severino Toscano, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (São Paulo, SP)

Reportagens
"Peço que a Folha faça mais reportagens abrangentes sobre o passado histórico, 'o cangaço', em que se destaca a figura de Virgulino Lampião
nessa história de banditismo social.
Quero também que faça uma reportagem sobre a esquerda festiva contra o neoliberalismo, ou seja, as forças armadas revolucionárias colombianas, mesclando os ideais com o recente Sendero Luminoso no Peru e com o movimento Chiapas no México."
Guilherme de Paula Galdiano (Ituverava, SP)

Dúvidas
"Alguns trabalhadores ganharam na Justiça uma ação contra o INSS. Este só pagou a quem tinha direito até R$ 4.998,57.
Por que foram rebaixados os que tinham dívida maior para receber? Porque trabalharam mais e por isso foram mais lesados? Ou porque alguns já morreram, como meu marido?"
Maria da Soledade Ferreira Silvério (Limeira, SP)

Texto Anterior: O segundo turno é uma nova eleição
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.