São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auckland concentra agito noturno e cultural do país

Cidade reúne cerca de um quarto da população

ROGERIO SCHLEGEL
DO ENVIADO ESPECIAL À NOVA ZELÂNDIA

Auckland é a principal cidade da Nova Zelândia. É onde mora aproximadamente um quarto da população, embora a capital seja Wellington, no sul da ilha do Norte.
A cidade está em um ponto estreito da ilha, por isso é banhada tanto pelo oceano Pacífico quanto pelo mar da Tasmânia. Ela oferece a vida social mais agitada e, em alguns quesitos, as opções mais sofisticadas de entretenimento.
Estão na cidade o principal museu neozelandês, o Auckland Museum (tel. 0064-9-377-3932), que inclui alas inteiramente dedicadas à arte polinésia, e o Centro Cultural Aotea (tel. 0064-9-358-3010), teatro que também expõe obras de artistas contemporâneos.
Na área central, próxima ao porto, os edifícios modernos de corporações multinacionais começam a roubar o cenário de velhos prédios de inspiração inglesa.
Fica ali a maior concentração comercial, com shopping centers e grandes magazines, muitos deles mantidos por asiáticos que imigraram para a Nova Zelândia.
O bairro mais elegante, onde se encontram as principais butiques e cafés da cidade, é Parnell, próximo à baía de Hobson. A área oferece variedade de opções de comida exótica para o visitante brasileiro, como a cozinha tailandesa.
Parada obrigatória é o parque em que se encontra a One Tree Hill, uma colina com uma só árvore.
O local serve de cartão-postal para a cidade e tem agora uma curiosidade extra: recentemente um ativista maori tentou cortar a árvore -um pinheiro europeu- como protesto pelo não-reconhecimento do valor das coisas da terra.
O pinheiro está lá, mas atado a cintas de aço que o mantêm em pé, enquanto especialistas tentam recuperá-lo.

Texto Anterior: Mamífero importado da Austrália vira uma praga
Próximo Texto: Nova Zelândia é pouco povoada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.